Início » 10º ano, Filosofia da ação

A estrutura da ação — exercício

[Pretexto para a publicação deste exercício: o tema A ação Humana do programa atual (ano letivo 2011/12) do 10º ano de Filosofia. As indicações do programa estão aqui. Se o não fez ainda, leia Algumas ideias/atividades, uma página introdutória a este tema]

Momentos da ação (recorde estes conceitos):

  1. O motivo
  2. A intenção
  3. O fim/finalidade
  4. A decisão
  5. Os meios
  6. O resultado
  7. As consequências

Definições (associe cada um dos momentos anteriores a uma destas definições)

  1. o modo como o resultado da nossa ação afeta os outros e também a nós próprios
  2. o que o agente realizou ou conseguiu
  3. o que o agente quer fazer ao agir
  4. o momento em que se escolhe um caminho e se verifica o compromisso com um determinado propósito ou fim afastando outros do horizonte
  5. aquilo que se projeta atingir ou realizar, o objetivo para que a acção tende
  6. aquilo que justifica a ação, a sua razão de ser ou o seu porquê
  7. aquilo a que recorremos para realizar o que projetámos

Exemplos (complete nos traços ou risque um dos pares separados por /)

  1. Suponhamos a acão apanhar um táxi. Chegar a horas ao trabalho é a minha INTENÇÃO/DECISÃO; o facto de não ter acordado a horas é o seu MOTIVO/FIM; possível resultado:________________________ ________________; possíveis consequências:_______________________________________ _________________________________________________________________________.
  2. Se vejo uma pessoa a correr, mas não sei porquê nem para quê, desconheço _____________ e _____________.
  3. Tendo fome, como um bolo numa pastelaria. Consigo o que quero, mas mais tarde fico indisposto. Saciei a fome indica ____________ da acção; fiquei indisposto indica ____________ da acção.
  4. “Miguel quer ser ator de cinema” indica a INTENÇÃO/DECISÃO de Miguel; “Miguel sonha com a fama, a adoração do público e, sobretudo, com as belas mulheres que conhecerá” indica a FINALIDADE/os MEIOS.
  5. Miguel quer ser ator. Neste caso, “pedir um empréstimo ao banco, trabalhar durante o Verão para conseguir dinheiro, estudar afincadamente” indica _____________________.
  6. Após alguns filmes em que participou… “Miguel é famoso, recebe convites para participar em vários filmes por ano, tem uma vida social intensa…” indica as DECISÕES/CONSEQUÊNCIAS.
  7. “Miguel conseguiu ser ator, como queria — ao contrário do seu melhor amigo, o João” indica CONSEQUÊNCIAS/RESULTADOS da acção.

(construído com base em RODRIGUES, Luís. Filosofia: 10º ano. Lisboa: Plátano Editora, 2003, p. 56-59)

Tags:

2 Comentários »

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.