Início » Estética, Pintura

AFONSO, Nadir

Enviado por |

Nadir_Afonso_by_Bottelho

No passado dia 11 de dezembro (de 2013), faleceu o arquiteto, pintor e pensador português NADIR AFONSO Rodrigues (nascido a 4 de dezembro de 1920). Delfim Sardo (Obras-primas da arte portuguesa: século XX – artes visuais. Lisboa: Athena, [2011], p. 137) sintetiza assim a sua vida e obra:

nadir

NADIR AFONSO nasceu em Chaves, em 1920. Em 1938, matriculou-se no curso de Arquitectura da Escola de Belas-Artes do Porto, que viria a concluir em 1948 com uma tese intitulada A arquitectura não é uma arte.

Em 1944, expôs na 9.a Exposição de Arte Moderna de Lisboa. Em 1945, participou na Missão Estética em Évora, orientada por Dórdio Gomes. No ano seguinte, seguiu para Paris, onde trabalhou no ateliê de Le Corbusier. Em 1951, rumou ao Brasil, onde trabalharia no ateliê de Oscar Niemayer.

Em 1959, realizou a sua primeira grande exposição individual em Paris (Maison des Beaux-Arts) e no Porto (Divulgação).

Publicaria vários livros de ensaio, nomeadamente La sensibilité plastique (1958), Mécanismes de la création artistique (1970) e An aesthetic synthesis (1974) e Le sens de l’art (1983).

Em 2010, o Museu do Chiado dedicou a Nadir Afonso uma exposição retrospectiva centrada no primeiro período do seu trabalho.

Tags:

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.