Início » Tecnologia

Android: o lançador

Quando todos (?) esperavam um telefone portátil do Facebook, Mark Zuckerberg anunciou que a empresa lançará, muito brevemente, um launcher para Android.

O que é um launcher e para que serve? — Estas são questões que interessam a qualquer utilizador de dispositivos com o sistema operativo da Google: além de ser a parte do sistema operativo com que o utilizador tem mais interação — e talvez por isso mesmo — é a que o utilizador pode ter mais interesse em personalizar. Vamos por partes.

Launchers

  1. Digamos que o Android é um sistema com três capas. A mais “funda” é a parte básica, que se encarrega de todas as funções e de fazer a ligação entre o utilizador e o hardware. Sobre ela corre uma ROM, que será a interface do utilizador (ou, em inglês, UI). Finalmente, sobre a ROM está o launcher que se encarrega de abrir as aplicações (de as lançar: por isso, traduzimos launcher por lançador) e manejar o ecrã inicial do telefone ou tablet. E, se as duas primeiras capas estão muito interdependentes, o lançador é totalmente independente: podemos substituir o “oficial” ou mesmo instalar e usar vários. Por isso o do Facebook correrá em equipamentos diversos.
  2. Durante muitos meses, utilizei o meu tablet (TF101 da Asus) como veio “de fábrica” — quero dizer, personalizando-o apenas com alterações da imagem de fundo e outras do género (além de lhe ter acrescentado aplicações). Entretanto, experimentei alguns lançadores. Se quiser experimentar, na Internet encontra uma infinidade de listas best of.
    • Top 6 launchers Android – Qual o melhor? analisa ADWLauncher (Será este o melhor launcher para Android?), NetFront Life (O Launcher mais bonito para Android?), LauncherPro (O Android ainda mais elegante e moderno), Metro UI (Home Screen do Windows Phone 7 no Android), MXHome T (Launcher 3D para o Android), iLauncher (Launcher do iPhone/iPad no Android).
    • Experimentei-os todos. Não há razão para que eu destaque algum em especial (recomendo apenas que os experimente e opte pelo que mais lhe agradar). Mas, ainda assim, sempre lhe digo que gostei muito (por razões várias, não sendo as razões visuais as de menor importância) do NetFront Life Screen; desisti dele particularmente pela exigência de recursos. Acabei por me fixar — até ver… 😉 — num que não está incluído na lista mas tem pontos fortes a seu favor (o que explica a sua grande popularidade): o GO Launcher EX [veja aqui uma análise a ele].

Go Launcher

    • Sem receio, experimente, estes e outros. Instalam-se (e desinstalam-se) como qualquer outra aplicação.

Tags: ,

Um Comentário »

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.