Início » Fotografia

As camadas do Photoshop: iniciação

Enviado por |

Das duas imagens mostradas abaixo, a primeira é (obviamente, julgo eu) a original; a segunda é produto de manipulação no Photoshop. No texto Imagens: alterar cor e desfocar seletivamente, já expliquei como passar apenas algumas partes de uma imagem a tons de cinza, deixando o resto com as cores originais. Nesse texto, propus que as alterações se fizessem diretamente sobre a imagem original; ora, feitas assim as coisas, as alterações destroem essa imagem. No presente exercício, proponho que se usem as camadas do Photoshop: assim, mantém-se a imagem original, podendo recorrer novamente a ela em qualquer momento.

No texto Camadas e Gimp: edição de fotos com software gratuito, proponho um exercício semelhante a este, mas com o Gimp, um programa gratuito “rival” do Photoshop.

Vamos desembrulhar isto… O que faremos, então?

Sugiro que acompanhe a explicação praticando. Para isso, clique na imagem 1, de modo a ampliá-la, e descarregue-a. Partiremos dela para chegar à imagem 2.

Capas (layers) do Photoshop[imagem 1]

Capas (layers) do Photoshop[imagem 2]

O que são camadas?

Imagine uma imagem como uma folha de acetato: se escrever ou desenhar sobre ela, altera a imagem original. Suponha agora que sobre ela coloca outra folha de acetato em branco: se escrever ou desenhar nesta segunda, mantém a primeira intacta, podendo misturar o conteúdo das várias folhas.

Camadas do facebook (layers)[imagem copiada daqui]

Vamos pôr isto em prática?

Camadas do Photoshop[imagem copiada daqui]

  1. No Photoshop, abra a imagem 1, antes descarregada (menu Arquivo / Abrir).
  2. Crie uma nova camada igual à já existente, isto é, duplique a camada: menu Camada /Duplicar camada.
  3. Repare na coluna da direita, no painel das camadas: este painel contém todas as camadas, grupos e efeitos de camadas e pode ser utilizado para mostrar ou ocultar camadas, criar novas camadas e trabalhar com grupos de camadas
    (se/quando não lhe aparecer o painel das camadas, faça-o aparecer com o menu Janela / Camadas ou a tecla F7).
  4. Proponho-lhe agora que passe a tons de cinza a nova camada. Poderíamos fazê-lo de modo simples, mas vou propor um processo mais “embrulhado”, para praticar operações diversas com camadas.
    1. Apague a nova camada: dê um clique nela (no painel das camadas) com o botão direito do rato e escolha a opção Excluir camada. Confirme a operação.
    2. Ficou apenas com uma camada. Agora, crie uma imagem nova a partir dessa camada: dê um clique nela (no painel das camadas) com o botão direito do rato e escolha a opção Duplicar camada.
      Na janela que se abre, em “Destino / Documento”, escolha “Novo”; dê um nome ao novo ficheiro (nova imagem), por exemplo, cinza; clique em Ok.
    3. Portanto, neste momento tem duas imagens abertas; pode alternar entre elas usando o menu Janelas e selecionando o ficheiro respetivo. Vá para a imagem nova (cinza). Converta-a para tons de cinza: menu Imagem / Modo / Tons de cinza.
    4. Consciencialize: tem duas imagens iguais, exceto na cor — uma é a cores e a outra, em tons de cinza. Vai repetir uma operação que já fez: criar uma nova camada na imagem a cores utilizando a camada em tons de cinza.
      Faça assim: no ficheiro cinza, dê um clique na camada (no painel das camadas) com o botão direito do rato e escolha a opção Duplicar camada. Na janela que se abre, em “Destino / Documento”, escolha a outra imagem, a cores; dê um nome à nova camada, em “Como” (por exemplo, capa cinza); clique em Ok.
    5. Vá para a imagem a cores: menu Janela / (escolha o ficheiro).
  5. Repare no painel das camadas: tem duas camadas, a nova capa cinza e a camada de fundo. Para “esconder” uma camada, clique no ícone do olho situado à esquerda da linha respetiva no painel das camadas:
    Camadas do PhotoshopClique novamente no ícone, para tornar visível a camada.
  6. Se fizer isso, poderá verificar o que já sabia: tem uma camada de fundo que é a cores e uma outra, superior, em tons de cinza. É fácil perceber isto: se se apagar qualquer zona da camada superior, o que aparece nessa zona é o conteúdo da camada inferior.
    borracha do PhotoshopExperimente isto: na barra lateral esquerda das ferramentes, clique na (selecione a) borracha. Depois clique na imagem e, mantendo o botão esquerdo do rato premido, arraste-o pela camada cinza: verá que a cor da camada do fundo vai aparecendo, substituindo as partes apagadas.
  7. Desfaça as alterações que fez e que não interessam, no menu Editar / Retroceder uma etapa (repita, até ter a camada toda em tons de cinza).
  8. Outro modo de ver a camada de fundo é reduzir a opacidade da camada superior (pense nisto: se sobre uma folha de acetato colocar uma folha de papel, a imagem da folha de acetato desaparece; mas não será assim, se colocar outra folha de acetato, transparente). Experimente:
    1. Verifique se a camada cinza está selecionada, no painel das camadas (se não, selecione-a);
    2. Clique no pequeno triângulo de “Opacidade” (painel das camadas) e deslize lentamente o ponteiro da opacidade, verificando que lentamente vai desparecendo a camada superior e aparecendo a inferior.Opacidade das camadas
    3. Volte aos 100% da opacidade.
  9. Proponho que agora aplique o que treinou, de modo a conseguir a [imagem 2] do início do texto. É simples: basta apagar na camada cinza o que quiser que apareça a cores.
    1. Verifique se a borracha está selecionada (se não, selecione-a, como fez antes).
    2. Apague na camada cinza o que quer que fique a cores.
    3. Como se trata de um trabalho de pormenor (e de alguma paciência), convém que amplie a imagem (menu Visualizar / Mais zoom) e adeque o tamanho da borracha (canto superior esquerdo, abaixo da barra dos menus).
      Photoshop tamanho da borracha
    4. Para agir sobre outras zonas da camada/imagem, desloque-a através da barra lateral direita (deslocar verticalmente) ou ao fundo da imagem (deslocamento horizontal).

*****

||| Faria isto de outro modo? tem sugestões a dar? ou algum esclarecimento a solicitar sobre algo que não ficou claro? Use a caixa de comentários.

||| Se não tem o Photoshop, não deixe de fazer o exercício proposto: há programas alternativos e grátis. Por exemplo, o Gimp: é só descarregá-lo daqui e instalá-lo.

 

Tags:

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.