Início » Música

BERNSTEIN, Leonard – o que a música exprime

Enviado por |

Leonard Bernstein

O maestro, compositor e pianista estado-unidense Leonard Bernstein nasceu a 25 de agosto de 1918 e morreu a 14 de outubro de 1990.

O grande público (?) conheceu-o através da série televisiva Concertos para jovens (e de composições como o musical West Side Story). Também, entretanto, transmitidos pela RTP (e completados por um livro com o mesmo nome e traduzido para português, prefaciado e anotado por João de Freitas Branco, publicado pelas Publicações Europa-América em 1972), os Young people’s concerts revelam-nos um entusiasta contador de histórias e um rigoroso esteta apaixonado; qualidades que transformaram a série num êxito e em valiosa introdução ao mundo da música.

Ouveja-se, como exemplo, o concerto seguinte (de 1958; falado em inglês e legendado em castelhano), sobre o que significa a músicaa música programática, a música descritiva — a música com referente extramusical.

 

Tags:

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.