Início » 11º ano, Lógica

O boneco de palha da Parque Escolar

Enviado por |

  1. A Parque Escolar é uma empresa pública criada, em 2007, pelo Governo de José Sócrates para requalificar as escolas públicas. Como se lê no seu sítio, “tem por objeto o planeamento, gestão, desenvolvimento e execução do programa de modernização da rede pública de escolas secundárias e outras afetas ao Ministério da Educação”.
  1. Ao longo da sua breve existência, a atividade da Parque Escolar tem sido sujeita a reparos pouco abonatórios

    (eu próprio, embora com conhecimento factual restrito, não tenho dela a melhor imagem).

    Aos clamores antigos, juntaram-se recentemente as críticas do atual Governo

    (sublinhando, por exemplo, uma derrapagem grande nos custos das obras)

    e os resultados de auditorias do Tribunal de Contas e da Inspeção-Geral das Finanças. Aquele tribunal refere, designadamente, a autorização de despesas e pagamentos ilegais (de 492 milhões de euros); o aluguer de monoblocos pré-fabricados por um valor consideravelmente superior ao preço base; ilegalidades na adoção do concurso público urgente pela empresa e no fracionamento da despesa (sempre na ordem de vários milhões de euros)…

  2. Questionado sobre estes dados, o Partido Socialista, pela voz do seu secretário nacional, José Luís Carneiro, responde acusando o governo de tentar “desviar atenções de uma agenda neoliberal que pretende colocar em causa a escola pública”.
  1. Este é um ótimo exemplo de uma falácia que já aqui tentei explicar: o boneco de palha. Não sei se o Tribunal de Contas tem razão ou não; parece-me é claro que o PS “atira ao lado”: bate no boneco de palha

    (na agenda neoliberal do governo),

    em vez de bater onde deve, se é que deve

    (nos dados do Tribunal ou na sua fundamentação).

Tags:

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.