Início » Política

CARVALHO, Otelo Saraiva de

Enviado por |

Como se pode ler na Wikipédia, Otelo Nuno Romão Saraiva de Carvalho é um ex-militar português. Nascido a 31 de Agosto de 1936, foi um estratega do 25 de Abril.

Otelo Saraiva de Carvalho

||| O número 14 da revista Vive la Historia inclui um pequeno dossiê Impérios vencidos, que recorda o top ten dos “grandes personagens que mudaram o rumo da história”; que, “mediante o seu poder militar ou rebeliões corajosas, derrubaram alguns dos impérios mais poderosos ou modificaram para sempre o mundo”. Numa lista que inclui, entre outros, Napoleão e Alexandre Magno ou Pedro o Grande, consta Otelo. Sobre ele se escreve que

“Após participar como capitão nas guerras coloniais em África, Otelo uniu-se aos rebeldes portugueses. Descontente com as reformas militares, converteu-se no principal estratega da Revolução dos Cravos. Chamada assim pelas flores que se colocavam nos canos das armas, pôs fim à ditadura e levou ao fim do Império português, com a libertação de prisioneiros políticos e a independência dos territórios do ultramar”.

E acrescenta-se: “Quando Portugal entrou em bancarrota em 2011, Otelo disse que nunca teria encabeçado a revolução, se houvesse sabido em que se iria converter o país”.

Otelo Saraiva de Carvalho

[imagem de Otelo copiada daqui]

Tags: ,

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.