Início » Tecnologia

CCleaner: limpe o lixo do seu computador

Enviado por |

Ano novo, vida nova — para o seu computador.

CCleaner

Com o tempo, o seu Windows começa a ficar com ficheiros que são lixo: a (des)instalação de programas, sobretudo mas não só, acaba por deixar ficheiros e dados que não servem para nada a não ser tornar o computador cada vez mais lento. O programa CCleaner dá uma ajuda na resolução do problema, pesquisando esse lixo no disco rígido e eliminando tudo o que for supérfluo, de modo a melhorar o rendimento do computador. A nova versão do programa pode melhorar-se com CCEnhancer.

  • Descarregue CCleaner daqui e instale-o.
  • Descarregue CCEnhancer daqui.
  • Descompacte o arquivo baixado e inicie o processo de instalação (procure, na pasta para onde foram descompactados os ficheiros, um com extensão .exe e dê duplo clique).
  • Abre-se uma pequena janela: clique no botão Download Latest (CCEnhancer instalará automaticamente uma base de dados com indicação de lixo de mais de 1000 programas).
  • Responda à pergunta seguinte sobre se quer executar o CCleaner.
  • Supondo que respondeu afirmativamente à pergunta anterior, observe a janela aberta. Com cuidado: verifique se deseja mesmo actuar sobre as opções selecionadas. Por exemplo, as palavras-passe guardadas (Saved Passwords) evitam que tenha que as escrever de cada vez que precisa delas; apagá-las cria maior segurança mas pode preferir não ter o incómodo de as escrever (neste caso, desative a opção respetiva). Eu, por exemplo, não gosto de apagar os Locais/documentos recentes.
  • No separador Windows seleciona as secções do sistema operativo a limpar; no separador Applications/Aplicações, o lixo gerado pelos programas instalados.
  • Clique em Analyse/Analisar… e o programa iniciará a busca.
  • Com Run Cleaner/Correr Cleaner apaga os ficheiros selecionados.

Utilizámos a função Cleaner/Limpar; mas há outras: veja na coluna da esquerda da janela do programa.

  • Registry/Registo efetua a limpeza do registo do Windows (informações sobre programas desinstalados que não foram eliminadas). Clique em Scan for Issues/Procurar erros, para analisar o registo; depois selecione o(s) problema(s) que quer corrigir e clique em Fix selected issues/Consertar erros (pelo sim pelo não aceite a hipótese que lhe é proposta de fazer uma cópia do registo atual: se houver algum problema no Windows ou em qualquer programa, bastará um duplo clique sobre o ficheiro que tem a cópia para repor a situação).
  • Veja também as funções disponíveis em Tools/Ferramentas: a procura de ficheiros duplicados, por exemplo (cuidado: se não tiver certezas, não apague ficheiros com extensões .exe ou .dll); ou a consulta (e eventual desativação) de programas que iniciam automaticamente com o Windows (uma causa considerável de lentidão do sistema).
  • Com Options/Opções pode configurar várias opções: por exemplo, a língua utilizada nos menus e mensagens (onde se inclui o português).

*****

Algo não ficou claro? gostaria de acrescentar algo? Diga-no-lo.

Tags:

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.