Início » Música

Chegou a Primavera!

Enviado por |

Voltou a Primavera. E (inevitavelmente?), Vivaldi: As Quatro Estações.

Há outras estações (por exemplo, já aqui evoquei Las cuatro estaciones porteñas de Astor Piazzolla, a pretexto da chegada do Inverno) — mas, como as de Vivaldi, não há outras. 😉

As Quatro Estações

Também já aqui aproveitei O Inverno da obra de Vivaldi para exemplificadamente esclarecer o conceito de Música programática; noutro momento, apresentei uma obra de Corrette (1709-1795), composta a partir de A Primavera de Vivaldi (para questionar as diferenças entre música religiosa e profana).

Voltemos, agora à mesma Primavera, a de Vivaldi, ouvindo o concerto guiados pelo comentário musical de Juan Carlos Moreno:

A série [de concertos que constitui As Quatro Estações] abre com o Concerto em Mi maior RV 269, “A Primavera”. Dividido em três andamentos, de acordo com o esquema rápido-lento-rápido, que partilha com os seus colegas e utilizado praticamente em todos os concertos criados pela pena de Vivaldi, nele domina a atmosfera pastoril e bucólica que irá impregnar todo o ciclo. O violino solista cedo intenta evocar o chilrear dos pássaros, enquanto a orquestra parece insinuar o correr dos riachos, o rumor do vento ou o zumbido dos insetos. O ritmo saltitante do primeiro andamento dá lugar a uma belíssima melodia que o solista desenvolve no Largo central, acompanhado apenas pelo som das violas, sugerindo o latir do cão que guarda o sono de seu amo pastor. O Allegro final recupera a atmosfera do início, com imitação pela orquestra do inconfundível som da gaita, um instrumento especialmente apropriado para a amável festa popular que se deseja pintar.

O meu Baú tem outros textos sobre a Primavera:

[Um agradecimento especial à minha amiga Helena Aleluia, pela tradução do texto de Juan Carlos Moreno]

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.