Início » Literatura

CORREIA, João de Araújo

Enviado por |

João de Araújo CorreiaJoão de Araújo Correia é um escritor português nascido na freguesia de Canelas, concelho de Peso da Régua, em 1 de Janeiro de 1899 e falecido em Peso da Régua, em 31 de Dezembro de 1985 (Wikipédia).

Sobre a sua produção literária se pronunciaram vários escritores. Aquilino considerou-o “o mestre de nós todos”; Ferreira de Castro, “um dos melhores contistas que tem tido a nossa língua”; e David Mourão-Ferreira, “mestre na arte de narrar”, singular “pela pureza e comunicabilidade do estilo, a variedade dos assuntos, a flagrância das personagens, e a capacidade — tão rara em contistas portugueses — de se ‘despersonalizar'”. Óscar Lopes escreveu que “Nenhum contista nos dá a saborear, tão vivo e puro, o sabor do nosso idioma; nenhum outro sabe, tão bem, mobilizar e objectivar numa história as circunstâncias do enredo, o carácter psíquico e social do narrador”; para José Régio, “é justíssimo honrar a independência dum excelente escritor que segue o seu caminho — a sua originalidade”.

||| A Tertúlia de João de Araújo Correia promoveu um percurso evocativo da cidade do Porto na obra do escritor, a que chamou O senhor Porto e que teve lugar no dia 12 de outubro de 2013. Uma comunicação, aos participantes, de João de Araújo Correia (neto) evocou a figura do avô, Médico e Escritor — sempre por essa ordem, como o próprio fazia questão de se definir.

Tags:

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.