Desfoque de Lente

Desfoque de lente, recurso importante para o fotógrafo

Peço que observe as duas imagens colocadas abaixo. Como facilmente se adivinha, a primeira é a original e a muita profundidade de campo (se precisar, expliquei aqui o que é isso) acentua o fundo e distrai a atenção daquilo que é mais importante: o sujeito mascarado. Por isso, decidi reduzir essa profundidade, utilizando um recurso do Photoshop, o Lens Blur (Desfoque de Lente): o que é necessário é desfocar o fundo, depois de o ter selecionado (assim, o desfoque não afeta o sujeito principal). O resultado pode apreciar-se na segunda imagem.

Desfoque de lente[imagem 1]

Desfoque de Lente[imagem 2]

Descreverei, de seguida, o processo — que se inicia com a abertura da imagem, claro.

Criar área de seleção

Desfoque de Lente

  • Duplique a camada, para manter a camada original sem alterações: menu Camada » Duplicar camada.
  • Na caixa de ferramentas, à esquerda, selecionar Ferramenta Seleção Rápida (ver imagem anterior). desfoque de lente
    • (Se a ferramenta não estiver visível, mantenha a ferramenta Varinha Mágica pressionada desfoque de lente.)
    • (Usaremos a ferramenta Seleção Rápida para “pintar” rapidamente uma seleção usando uma ponta de pincel redonda ajustável. Conforme arrastamos, a seleção expande-se para fora e automaticamente encontra e segue arestas definidas na imagem).
  • Na barra das opções da Ferramenta Seleção Rápida (ao cimo da janela, logo abaixo da barra dos menus), clique no menu pop-up (no triângulo) e digite (ou mova o controlo deslizante)
    • o tamanho da ponta do pincel (usei 17px),
    • a rigidez (usei 100%)
    • e o espaçamento (usei 1%).
    • Deixe selecionado Melhorar Automaticamente. Isso reduzirá a aspereza e a obstrução nos limites da seleção: a seleção flui automaticamente em direção às arestas da imagem.
  • Dos três pincéis à esquerda do menu pop-up anterior, selecione o pincel/modo que tem sinal + (ver imagem anterior).
  • Verifique se a ferramenta de seleção rápida continua selecionada e pinte dentro da zona a selecionar, no caso, o sujeito principal.
    • A seleção aumenta conforme vai pintando. Conforme se pinta próximo das arestas de uma forma, a área de seleção aumenta para seguir os contornos da aresta da forma.
    • Se parar de arrastar e depois clicar ou arrastar em uma área próxima, a seleção crescerá para incluir a nova área.

Desfoque de lente

  • Tenha em conta que está a selecionar as zonas que ficarão focadas.
    • Verifique se todas estão selecionadas. Se não, “pinte” as que faltam.
    • Verifique também se selecionou zonas que não devia; neste caso, retire-as a seleção: clique no pincel que tem o sinal – (o pincel Subtrair da seleção, na barra das opções da Ferramenta Seleção Rápida, ao cimo da janela, logo abaixo da barra dos menus) e pinte as zonas em questão, para subtrair essa seleção.
  • Verifique “globalmente” se toda a seleção está correta (se tiver a certeza, pode saltar este ponto)
    • “esconda” a camada inferior, clicando no ícone do olho situado à esquerda da linha respetiva no painel das camadas (como explico aqui);
    • depois apague (temporariamente) o que selecionou na camada superior (tecla Delete). Verifique: o que se apagou  é tudo o que no final vai ficar focado? e só apagou o que vai ficar focado? Se alguma das respostas não foi sim, então aperfeiçoe a seleção;
    • desfaça o que apagou, para repor a imagem e continuar o trabalho: Ctrl+Alt+Z (tantas vezes quantas as necessárias para chegar ao ponto em que a seleção está toda terminada);
    • torne visível a camada inferior, que escondeu antes: clique novamente no ícone do olho.
  • Na barra de menus, escolha Selecionar » Modificar > Suavização.

    • Na caixa Suavizar Seleção, escreva o raio da amostra (eu optei por 2 px).
    • (Qual o efeito desta escolha? A Adobe explica: para cada pixel na seleção, o Photoshop examina os pixels ao redor, conforme a distância especificada na configuração de raio. Se mais da metade dos pixels adjacentes for selecionada, o pixel permanecerá na seleção e os pixels não selecionados ao redor serão adicionados a ela. Se menos da metade dos pixels adjacentes for selecionada, o pixel será removido da seleção. O efeito geral é reduzir os fragmentos e suavizar os vértices e as linhas irregulares na seleção).
    • No caso presente, criar-se-á uma transição suave entre o sujeito principal e o fundo.
  • Concluída a seleção, repare: o que está selecionado é o objeto principal, mas o que queremos desfocar é o resto;
    • por isso, vamos inverter a seleção:  menu Selecionar » Inverter.

Selecionado o fundo, vamos desfocar a área selecionada, usando…

…o desfoque de lente:

  • Desfoque a parte selecionada (o fundo):
    • menu Filtro » Desfoque » Desfoque de Lente;
    • Na caixa de diálogo de Desfoque de Lente, do lado direito da tela, escolha um valor para Raio (quanto maior for esse valor, maior será o desfoque); como eu queria muito pouca profundidade de campo, optei por 100 (mas para a maioria das situações esse há de ser um valor exagerado; experimente diferentes valores e veja na imagem o efeito).
    • Clique em OK.
  • Pressione simultaneamente Ctrl+D (ou menu Selecionar » Cancelar Seleção) para desfazer a seleção.
  • A imagem final tem o fundo mais desfocado, portanto, menor profundidade de campo; portanto, o sujeito principal está com mais destaque, como pretendíamos.

*****

||| Já tratei este tema, de um modo ligeiramente diferente, no texto Imagens: alterar cor e desfocar seletivamente.

||| O texto Prioridade à abertura, um modo criativo de fotografar tem elementos para enquadrar este tema da profundidade de campo.

||| Um “tutorial” semelhante a este: Aprenda a desfocar o fundo de uma imagem no Photoshop.

||| Por favor, partilhe o seu saber sobre o assunto (ou as suas dúvidas ou críticas ao texto): use a caixa de comentários para o efeito.

 

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