Início » Tecnologia

Dicas: o seu computador está lento?

Enviado por |

Pc-lento

O seu computador não anda tão rápido quanto acha que deveria? Uma das causas pode ser a excessiva fragmentação dos ficheiros do disco: se for o caso, desfragmente-o. A lentidão pode ainda ser devida ao número de aplicações que se iniciam quando o Windows arranca e se executam em segundo plano: é aconselhável, pois, uma verificação e uma eventual limpeza.

  • Numa primeira fase, comece esses processos por aqui: vá a Iniciar /Painel de Controlo/ Programas e Desinstalar um programa. Identifique algum software que não utilize e desinstale-o.
  • O CCleaner dá uma ajuda preciosa, designadamente na limpeza do Registo e na procura de problemas (na realidade, o CCleaner é uma ferramenta muito útil em vários domínios: na remoção de rastos da utilização dos browsers, na limpeza de ficheiros temporários, do histórico, dos cookies, etc., etc.).
  • Para análise e limpeza do tal software que arranca com o WIndows e se mantém em execução em segundo plano, o CCleaner também serve. Mas o Autoruns (da Microsoft) é mais completo. É grátis, muito leve e funciona sem instalação. Descarregue daqui a versão 11.42. Execute-o e use os vários separadores da parte superior para encontrar software supérfluo (e até software malicioso). Preste particular atenção à coluna Publisher, que refere a empresa responsável pelo programa: suspeite dos casos de ausência de nome ou de um nome que lhe seja estranho — se necessário, procure informação na web.

[ilustração rapinada daqui]

Tags: ,

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.