Início » Ciências

ECOS: 8. As eleições de 1969

Enviado por |

As eleições de 1969 [em Portugal] foram um acto sério que deu ao Governo uma vitória indiscutível e, diga-se a verdade, indiscutida.

Se as listas da oposição não venceram em nenhum distrito, a culpa não foi do Governo, que serenamente admitia até que num ou noutro caso essa vitória pudesse acontecer. O que o Governo não podia era dar-lhes os votos que lhes escassearam.

Nada autoriza, pois, os grupos da oposição a afirmar que as eleições em Portugal não são sérias e que não vale a pena disputá-las.

[CAETANO, Marcello. Na Véspera de eleições : “Conversa em Família” proferida através da Rádio e da Televisão em 27 de Setembro de 1973. [Lisboa]: Secretaria de Estado da Informação e Turismo, 1973, p. 5]

Notas:

  1. Conversas em Família foi um programa televisivo com 16 sessões, estreado na RTP a 8 de janeiro de 1969, da responsabilidade de Marcello Caetano e proposto por Ramiro Valadão, homem poderoso da RTP e braço forte do poder na altura. Com ele, propunha-se comunicar com o povo via televisão, contando-lhe os factos do seu ponto de vista e, assim, desfazer boatos. Dar uma nova imagem do poder político da Primavera Marcelista.
    [Mais informação, no sítio da RTP]
  2. O que acha o leitor da visão de Marcello Caetano?

Tags: ,

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.