Início » Tecnologia

Escrever um artigo novo no WordPress

No primeiro texto sobre a criação de blogues (Um blogue em Blogger ou WordPress), procurei mostrar como criar gratuitamente um blogue nos dois serviços mais usados para o efeito: o Blogger e o WordPress. Vou agora centrar-me no essencial de uma das tarefas fundamentais na manutenção de um blogue alojado (gratuitamente) em WordPress.com: a criação de um artigo novo.

 

Criar artigo novo no WordPress

  1. Entre na zona de administração do blogue:
    1. Vá a https://pt.wordpress.com/, nos retângulos adequados escreva o utilizador e a palavra-passe e clique em Entrar.
    2. Entrará numa zona de Leitor. Explore a informação de que dispõe nela; depois sugiro que clique em O meu site e, de seguida, em Painel/Dashboard.
    3. Tem aqui o “comando geral das operações”.
  2. Escreva um artigo novo:
    1. Coloque o ponteiro do rato em cima de Posts (coluna da esquerda) e no menu que se abre escolha Add New.
    2. Dê um clique no pequeno retângulo superior e escreva o título.
    3. Faça o mesmo no retângulo maior e escreva o texto. Formate-o (negrito, itálico,…) usando os ícones da barra colocada acima do texto.
    4. Insira imagem(s) no texto, colocando o cursor no local onde irá ficar e clicando em Add Media (no separador Upload files, Select files e escolha o(s) ficheiro(s) que contém a(s) imagem(s)).  No quadro seguinte, escreva as definições da imagem que entender: o título, uma legenda, um texto alternativo, uma descrição, o alinhamento, um link para… (onde serão enviados os leitores que clicarem na imagem) e o tamanho (repare que, clicando em Edit image, tem a possibilidade de editar a imagem). Clique em Insert into post.
    5. Para ver como está o conjunto que criou, clique em Preview (coluna à direita).
  3. Quando lhe agradar esse conjunto, publique-o, clicando em Publish. Mas antes,
    1. Classifique o seu artigo, usando categorias (categories) e etiquetas (Tags). Elas irão ajudar o leitor a encontrar todos os textos sobre determinado(s) tema(s): o WordPress organiza os textos segundo ambas. Uma categoria é uma palavra ou expressão que descreve o tópico/tema de um grupo de artigos; por exemplo, O meu baú usa categorias como Fotografia, Música, Ensino da filosofia,… Uma etiqueta é mais específica: suponha que um blogue tem a categoria Filósofos; etiquetas “subordinadas” a esta categoria podem ser: Platão, Kant, Sartre,…
    2. veja na coluna do lado direito: clique em Add New Category para adicionar uma nova categoria (e atribui-la ao texto); se a(s) categoria(s) que quer atribuir ao texto já existir(em), selecione-a(s);
    3. siga processo semelhante para as etiquetas: adiciona uma nova, escrevendo-a no retângulo respetivo e clicando em Add (a etiqueta é atribuída ao texto). Para escolher entre as já existentes, clique em Choose from the most used tags.
    4. Decida (em Visibility, na coluna da direita) quem pode ver a sua publicação: Public (qualquer pessoa), Password protected (qualquer pessoa vê o título, mas o conteúdo só pode ser lido por quem conhecer a password definida por si), Private (artigo e comentários são mostrados apenas aos editores e administradores — isso! pode haver mais responsáveis pelo blogue).
    5. Edite Publish immediately, se não quiser que a publicação apareça imediatamente; agende-a para uma data e uma hora.
    6. Quando tiver tudo pronto, clique em Publish. E veja o seu blogue, para verificar como ficou…

Este foi o segundo artigo de uma pequena série sobre a criação e manutenção de blogues. Para receber no seu correio a notícia de novos artigos, assine as novidades, na barra lateral direita.

Algo não ficou claro? quer partilhar alguma informação sobre este assunto? Por favor, use a caixa dos comentários.

[ilustração rapinada do artigo How To Create A New WordPress Post]

Um Comentário »

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.