Início » Fotografia

Foto: registar uma explosão de café

Enviado por |

Explosão

Esta fotografia (clicar nela, para a ver maior) foi o resultado duma experiência que fiz para responder a um desafio: usar a velocidade de obturação para congelar o movimento. Descrevo, a seguir, as várias etapas que lhe proponho para registar uma explosão… de café.

situação inicial

  1. Componha o conjunto que irá fotografar. Encha a chávena com o líquido que achar melhor (eu optei pelo café) — encha completamente, até quase transbordar, As plantas serviram-me para disfarçar o fundo pouco interessante — estude, eventualmente, uma melhor opção.
  2. Coloque a máquina num tripé — alternativa muito melhor do que segurá-la na mão. Use o cabo remoto para disparar, de modo a fazer a foto sem tocar na máquina. No modo manual, escolha uma velocidade alta (digamos, 1/1000) e a abertura máxima e foque a chávena: a pouca profundidade de campo destacará a chávena e o líquido, quando este “explodir”; por outro lado, a alta velocidade tem como objetivo paralisar o movimento do líquido.
    Para conseguir uma boa exposição, poderá ter que alterar outros valores (por exemplo, o ISO).
  1. Selecione o modo de disparo contínuo: a ideia é captar os vários momentos do processo, para depois escolher a foto que lhe interesse.

Preparar a explosão

    • Veja, mentalmente, o processo e depois execute-o: irá premir o botão do cabo remoto e mantê-lo premido enquanto atira um objeto sobre o líquido para o fazer “explodir” e até a “explosão” terminar.  Para provocar a “explosão”, utilize algo suficientemente pesado para o líquido saltar e a que a água resista o suficiente para criar impacto. Eu optei por uma borracha-tampão de lava-louça de cozinha.
      Procure a melhor velocidade/força e o ângulo do “lançamento”. Retire rapidamente a mão/braço.
      Faça várias experiências. Não ficou satisfeito? experimente outros valores (de abertura e/ou velocidade, por exemplo).
      Peça ajuda, se não conseguir fazer tudo sozinho.
    • Liberte o botão do cabo remoto apenas quando, claramente, o processo tiver terminado.
  1. Escolha a melhor foto

  • Escolha a foto que achar melhor.
  • Dada alguma imprevisibilidade do processo, é muito provável que tenha que “trabalhar” a foto: por exemplo, recortando-a, para eliminar os elementos indesejados.

f007

f008

  1. Não se esqueça de limpar a inevitável sujeira.

CARO LEITOR, use a caixa de comentários:

  • faça a sua experiência e relate-a aqui;
  • que alterações faria na composição que eu fotografei?

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.