Início » Música, Tecnologia

Dicas: identificar uma música, com tablet ou smartphone

Enviado por |

O problema:

Vai no carro a ouvir rádio e gostaria de saber quem é o intérprete/compositor daquela música que está a passar. Ou sacou, há uns tempos largos, umas músicas da net, gravou com elas um cd, que não identificou, e agora não sabe que músicas são aquelas…

Em ambos os casos (e em casos semelhantes), é possível saber isso.

SoundHoud

Eu faço assim:

Há várias aplicações que reconhecem a música que está a “tocar” no momento. Eu uso, há anos, a SoundHound. Além das situações referidas, ela permite reconhecer uma música a partir de um trecho que você cante. E mostra todas as informações do músico/compositor/…, vídeos do YouTube, letra e eventuais versões da obra,…

Há versões da SoundHound para Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry

Como disse, uso a aplicação há bastante tempo e considero-a eficiente. Recordo-me de, numa das primeiras experiências, ter trauteado a Canção de Maria Madalena (I Don’t Know How To Love Him) da ópera rock Jesus Christ Superstar, substituindo a letra, que não sabia de cor, por trá-lá-lá — e a SoundHound… acertou (bem… na verdade não reconheceu o intérprete 😉 ).

Hoje, testei-a no carro com um ária de um compositor pouco popular que estava a passar na Antena 2 — e, mais uma vez a SoundHound acertou: era esta Ahi! come quella un tempo Citta di popol piena (da Oratoria Sedecia) do compositor barroco Antonio Caldara.

E o leitor… usa a SoundHound? dê-nos a conhecer a sua opinião. Prefere outra aplicação? partilhe a sua experiência.

Tags: ,

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.