Início » Tecnologia

Instale o Android 6 7 no S3, com uma rom personalizada

Enviado por |

[O texto original tem data de 21/set/2016 e descreve o processo de instalação do Android 6. No final, a atualização refere-se à instalação da versão 7.1.1 do Android]

O telemóvel S3 da Samsung deixou de ter atualizações oficiais do Android, a partir da versão Jelly Bean. Mas programadores independentes têm-se encarregado desse trabalho, que iremos aproveitar para instalar o Android 6 no S3 (esta é a última versão do sistema operativo, no momento em que escrevo).

 

Android 6 no S3

Preparando as coisas…

Antes de instalar o Android 6 no S3…

  • …proponho que a ROM a instalar seja a CyanogenMod 13 (se o nome CyanogenMod não lhe diz nada, é porque talvez não ande muito por estas áreas da tecnologia; sossegue! não tem importância).
    No final, ficaremos com o Android 6.0.1, uma atualização da versão 6.0.
    Descarregue, então, a ROM (é um ficheiro compactado; não o descompacte). Encontra aqui várias versões; eu utilizei a última que encontrei (do dia 2016-09-21); mas, se, no momento em que me lê, houver outra mais recente…
    Ah! decida se opta por uma versão nightly (a que eu instalei é). Uma ROM nightly está ainda em atualização frequente, em princípio seria diária — portanto, ainda não é estável. Supõe-se que uma ROM stable/estável, como o próprio nome sugere, tem todos os erros corrigidos, pelo menos os principais; seria a versão final; se a preferir, procure a última, na página acima referida;
  • …vai precisar também de novas aplicações Google (“popularmente” conhecidas por Gapps). Eu utilizei estas, mas, se quiser dar uma olhadela nestas… É outro ficheiro compactado, que não deve descompactar;
  • …para instalar os dois ficheiros anteriores, necessita de instalar um recovery alternativo ao que vem de fábrica e de ter acesso root. Se não sabe o que isso é ou como se faz, noutro texto eu descrevo o processo;
  • carregue a bateria do telemóvel (totalmente, mesmo não utilizando a carga total);
  • …deixo o “aviso” habitual, nestas circunstâncias: limito-me a dizer o que fiz, e fiz com sucesso (no modelo S3 GT-I9300); se o meu leitor o fizer, será por sua inteira conta e risco.

Vamos, então, ao Android 6 no S3

Android 6 no S3

  • Copie para o S3 os dois ficheiros antes descarregados (a ROM e as Gapps).
  • Desligue o S3. Volte a ligá-lo em modo recovery (TWRP ou PhilZ ou…). Para isso, com o aparelho desligado, mantenha premidas simultaneamente as teclas Home Aumentar Volume + Ligar.
  • Uma vez no recovery, faça uma cópia Nandroid (se algo correr mal, pode, com ela, voltar à ROM atual). Uma cópia nandroid é uma cópia exata de tudo o que está atualmente no telemóvel: aplicações, dados, configurações, etc..
  • No recovery, escolha as opções que permitem fazer Wipe data, cache e dalvik cache. O modo de o fazer depende do recovery, mas no menu respetivo é fácil encontrar essas opções.
  • Instale primeiro a ROM CM13 (o primeiro ficheiro que descarregou). Depois, as Gapps (o segundo ficheiro). O modo de o fazer também depende do recovery, mas a opção do menu há de ser sempre algo no género de Install zip from sdcard; procure a pasta para onde copiou os ficheiros.
  • Reinicie o telemóvel, a partir do recovery. O primeiro reinício vai demorar alguns minutos: espere! 😉 Quando o reinício terminar, terá o Android 6 no S3 (o Android 6.01).
  • A coisa não correu bem (ou o telemóvel demora tempo demais, digamos mais de 10 minutos, a reiniciar)?
    Reinicie o S3 para o recovery (como fez antes) e retome cuidadosamente o processo todo ou volte à ROM anterior, utilizando a cópia que fez.

[atualização, a 7/1/2017]

No sítio, acima referido, de onde é possível descarregar a ROM nightly, está, neste momento disponível a versão 7.1.1 do Android.

  • Se instalou previamente a versão 6 do Android e fez as atualizações propostas, muito provavelmente atualizou “automaticamente” para a versão 7; neste caso, bastará atualizar as Gapps (ver nota, mais abaixo);
  • Se ainda não instalou nenhuma ROM personalizada, então descarregue daqui a última versão [no momento em que escrevo, um ficheiro com data de 25/12/2016] e faça como acima se diz, para instalar a ROM CM14 (em vez da CM 13);
  • Depois instale as Gapps; antes, descarregue-as daqui (em princípio, a platform será a ARM; escolha a versão 7.1 do Android; a Variant… depende: eu instalei a pico, mas pode ajudar-se a decidir colocando o ponteiro do rato por cima da seta ao lado do nome de cada variante e lendo a respetiva descrição).

Se achar alguma imprecisão ou mesmo erro, falha ou confusão, por favor, diga-o na caixa dos comentários (bem… se gostou do texto, sobretudo se lhe foi útil, diga-o também).

 

Tags:

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.