Início » 10º ano, Está/esteve a dar, Estética, Pintura

KANDINSKY

Enviado por |

A 14 de dezembro de 1944, faleceu Wassily Kandinsky (nasceu a 16 de dezembro — 4 de dezembro, no calendário juliano — de 1866). Como recorda a Wikipédia, este artista russo foi professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade francesa.

Kandinsky foi também um eloquente teórico de arte.

«Uma obra de arte é constituída por dois elementos: o interior e o exterior. O elemento interior, quando tomado individualmente, representa a emoção da alma do artista. Na verdade, esta emoção é capaz de suscitar na alma do espectador uma emoção correspondente. Enquanto a alma estiver ligada ao corpo, este apenas poderá, regra geral, receber vibrações por intermédio dos sentimentos. O sentimento constitui, portanto, uma ponte que conduz do imaterial para o material (artista) e do material para o imaterial (espectador). Emoção – sentimento – obra – sentimento – emoção.»

(citado em Hajo DÜCHTING. Kandinsky: 1866-1944: a revolução da pintura. Colónia: Taschen, 2000, p. 57)

(ilustração: Moscovo I, de Kandinsky, 1916)

||| Kandinsky e a arte abstrata.

Tags:

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.