Início » Está/esteve a dar, Música

Leonhardt, Gustav (1928-2012)

Enviado por |

Faleceu, a 16 de janeiro de 2012, com 83 anos, Gustav Leonhardt (nasceu a 30 de maio de 1928), professor, intérprete (conhecido solista de cravo e órgão e outros instrumentos de tecla), maestro e musicólogo. Foi um dos grandes vultos (e líder) do movimento que defende a interpretação com instrumentos e segundo os parâmetros de cada época.  Dedicou-se, fielmente, sobretudo à música pré-romântica (a chamada música antiga), com um repertório cujos limites temporais não foram muito além dos filhos de Bach.

Participou, em 1967, no filme Crónica de Anna Magdalena Bach (a vida de Bach contada pela mulher) do realizador Jean Marie Straub, onde interpretou o papel principal (J. S. Bach). O filme pode ser visto integralmente (e com legendas em português), no Youtube (aqui). Para aguçar o apetite, um pedacinho da película: de Bach, trecho da Cantata BWV 205 :

Tags:

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.