Início » Ciências, Filosofia, Metafísica

E a liberdade?

Enviado por |

O número 20 da revista espanhola Redes para la ciencia inclui uma entrevista a Vivette Glover, especialista internacional em psicobiologia perinatal que trabalha no Imperial College de Londres. Três citações dessa entrevista:

  • o modo como o bebé se desenvolve no útero afeta a pessoa durante toda a vida. E a maneira como o bebé se desenvolve na matriz depende do estado da mãe, da sua alimentação e das suas emoções.
  • [a ansiedade das mães] duplica o risco de a criança manifestar problemas de atenção, déficit de atenção… transtornos como a hiperatividade ou problemas de comportamento, especialmente entre os rapazes.
  • Quanto mais alto é o nível de cortisol no líquido amniótico que rodeia o bebé, mais baixo será depois o nível de coeficiente intelectual. Começamos a encontrar evidências de que níveis altos de cortisol na matriz afetam o cérebro e, portanto, afetam a aprendizagem.

Se estamos tão condicionados (na nossa personalidade, inteligência, aprendizagem,…) cabe perguntar: há algum espaço para a liberdade?

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.