Início » Tecnologia

Organizar Gmail com filtros e marcadores

Enviado por |

Gmail

Se o leitor é, como eu, um utilizador Gmail que guarda todo o correio recebido, chegará a hora (se ainda não chegou) em que as mensagens são tantas, que a confusão poderá instalar-se. A menos que…

Pois! A Google oferece várias hipóteses de manter a ordem. Pode, por exemplo, encontrar qualquer mensagem através da caixa de pesquisa, desde que utilize as palavras adequadas. Mas um dos modos mais eficazes (digo eu) de manter a organização é a utilização de filtros (e marcadores). Além do mais, a sua criação é fácil, como se verá a seguir.

Vamos supor que quer ter acesso fácil a todas as mensagens que recebe de um amigo, cujo endereço eletrónico é amigo@hotmail.com; só tem que criar um filtro que… filtre todas essas mensagens. Tem duas possibilidades (supõe-se que está na sua caixa de correio Gmail):

  1. Primeira (a mais simples?):
    • Clique na seta da caixa de pesquisa (à esquerda da lupa).
    • Na janela que se abre, escreva os critérios do filtro. No nosso exemplo,  na caixa De escreveríamos amigo@hotmail.com (e só isso, porque queremos todas as mensagens dele). Se o endereço constar do seu livro de endereços, ao escrever as primeiras letras aparecerá o endereço completo.
    • Clique em Criar filtro com esta pesquisa.
    • Na janela seguinte, escolha as opções que desejar (Ignorar a caixa…, Marcar como lida,… Mais abaixo, voltarei a este assunto), marque  a opção Também aplicar o filtro a… e clique em Criar.
    • Já está! 😉
  2.   Segunda:
    • Clique na “engrenagem” (na segunda linha, no canto superior direito) e escolha Definições, depois, o separador Filtros e, finalmente, Criar um novo filtro. O resto do processo é igual ao anterior e ficou descrito acima.
    • Note que esta segunda possibilidade permite criar filtros ou editá-los (os filtros criados aparecem numa lista; no extremo direito de cada linha, dispõe das possibilidade de editar ou eliminar o respetivo filtro).

Como escrevi, acima, no momento de criação dos filtros, são propostas várias opções (de ações a realizar nas mensagens correspondentes aos critérios do filtro).

  • Podem ser escolhidas individualmente ou em conjunto (quantas mais escolher, mais específico será o filtro).
  • Por norma, eu escolho apenas Colocar o marcador. Opto por um dos marcadores propostos ou crio um (com Novo marcador). No nosso exemplo, poderíamos criar um com o nome Amigo.

Repare que, terminado o processo, na coluna da esquerda da janela Gmail, tem mais um elemento: o marcador criado (por exemplo, Amigo). Se clicar nesse marcador, são listadas apenas as mensagens que correspondem ao filtro; no nosso exemplo, as mensagens enviadas por amigo@hotmail.com.

Não fui claro na explicação? pergunte, na caixa de comentários.

Quer corrigir ou acrescentar algo? use a caixa de comentários.

 

Tags:

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.