Início » Cinema, Está/esteve a dar, Música

ROTA, Nino

Enviado por |

Nascido a 3 de Dezembro de 1911, Nino Rota é conhecido sobretudo pelas músicas que compôs para (muitos) filmes, em particular os de Fellini — e os de L.Visconti, F. Ford Coppola e F.Zeffirelli (encontra aqui a lista parcial da “sua” filmografia, além de dados biográficos); mas a obra do compositor italiano vai para além da área do cinema, como se pode ver aqui.

 

Numa pequena homenagem ao compositor, recordo La Strada, filme de Federico Fellini:

 

…e, d’O Padrinho de F. F.Coppolla, um tema que nalguns (nalgumas) dos meus leitores acordará certamente… recordações: 😉

 

Ainda da banda sonora d’O Padrinho, uma leitura da Orquestra Sinfónica da República de San Marino, dirigida por Yoichi Sugiyama:

 

O virtuoso acordeonista francês Richard Galliano presta homenagem ao compositor Nino Rota num álbum que conta com participação de John Surman (saxofone e clarinete), Dave Douglas (trompete), Boris Kozlov (contrabaixo) e Clarence Penn (percursão). É este o “trailer”:

Tags:

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.