Início » Música

Serralves em Festa 2015

Serralves em festa / 2015

Entre as 8 horas de 30 e as 24 horas de 31 de maio, teve lugar a edição de 2015 de Serralves em Festa. Dos concertos em que estive, refiro três:

Orquestra de Sopros da ESMAE

Orquestra de Sopros da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo).

As notas do programa destacam o facto de a sua presença em Serralves questionar a distinção entre as músicas ditas erudita e popular: erudita?! popular?! música é música. ponto final.

Com [a Orquestra de Sopros] é como se, de repente, já não encontrássemos utilidade nenhuma em distinguir a música com termos como «popular» e «erudita». Exatamente isso! Chega de etiquetas! Esta Orquestra de Sopros, tal como os Venda africanos nos ensinaram, afirma-nos que toda a música é popular na medida em que, sem se associar às pessoas, ela não pode passar o testemunho nem dotar de sentido aquilo que produz. Querem apostar como isto é verdade? Apareçam cedo, relaxem e deixem os ouvidos encantarem-se com a ementa sonora que agora vos propomos. Maestro!…

Tocaram este tipo de música:

Ginger & The Ghost

GINGER & THE GHOST

Informa o programa:

Missy e Daniel são australianos e encontraram nos Ginger and the Ghost o veículo perfeito para concretizarem todas as suas fantasias sonoras e visuais. A sua pop futurista e fantasista tem vindo a gerar um burburinho suficiente para acreditarmos que serão um nome mais do que celebrado nos próximos tempos. Até que o disco de estreia chegue finalmente até nós, urge celebrar a intensidade das suas atuações ao vivo.

A música por eles produzida tem esta sonoridade:

 

Ora Cogan

ORA COGAN

Do programa:

A canadiana Ora Cogan continua a ser um dos segredos mais bem guardados da música folk da atualidade. O seu novo disco, Crystallize, que deverá ser lançado ainda durante 2015, poderá muito bem acabar de vez com esse estatuto, para felicidade de quem a quiser descobrir. Neste concerto, Ora Cogan apresentará as canções deste novo disco, assim como alguns temas de outros discos da sua já extensa discografia.

Uma pequena amostra da sua música:

Tags:

Um Comentário »

  • ana paula menezes diz:

    Um excelente apontamento! Facilmente o leitor se apercebe do cuidado e sobriedade com que os diferentes momentos são tratados. A um trabalho de síntese e clareza alia-se uma forma cativante de expor que envolve o leitor, tornando-o parte integrante do trabalho realizado!

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.