Início » Música

SONS # 14 10.000 cantam Beethoven

Enviado por |

A seguir, uma interpretação grandiosa do final da 9ª Sinfonia de Beethoven, uma das obras mais emblemáticas da música clássica (e não só) ocidental.

beethoven

No quarto andamento dessa sinfonia, a orquestra e as vozes unem-se para festejar, através da Ode à alegria de Schiller, a fraternidade universal. Depois duma terrível dissonância inicial e o anúncio da voz, através de recitativo interpretado por violoncelos e contrabaixos, depois da evocação dos três andamentos anteriores, o hino vai invadindo progressivamente todo o andamento. A sua estrutura é “uma das mais complexas jamais realizadas por Beethoven. Isso, porque o final obedece à forma sonata e à da variação, e retoma o plano de 4 andamentos da sinfonia (allegro, scherzo, andante, final). Assim o allegro do final expõe a toda a orquestra, depois às vozes, o tema do hino, e leva a um scherzo militar com música turca. Depois um andamento expõe um 2º tema que a conclusão do final mistura em seguida ao do hino numa dupla fuga triunfante, precedendo a agitação desenfreada com a qual a obra termina” (SOLEIL, Jean-Jacques.; LELONG, Guy. As obras-chave da música. Lisboa: Editora Pergaminho, 1991, p. 148)

Convido-o, então, a ouvir Beethoven cantado por 10000 pessoas:

Tags:

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.