Início » Música

SONS # 24 oratória de natal

Enviado por |

Em época natalícia, uma das obras mais ouvidas é a Oratória de Natal, de J. S. Bach.

Oratória de Natal - Bach

A Oratória, esclarece a Wikipédia, é uma forma da música clássica europeia, que consta normalmente de coros, árias e recitativos e é interpretada por solistas, coro e orquestra. Comummente, a trama da oratória (que costuma conter partes que descrevem as ações da trama e partes que comentam o ocorrido) deriva da religião cristã, embora a partir do século XIX se tenham também escrito oratórias de conteúdo não religioso (por exemplo, Liverpool Oratorio, de Paul McCartney). Diferentemente da ópera, a oratória é interpretada (por norma, em igrejas) em forma de concerto sem representação cénica: a trama é apresentada pelos textos e pela música.

A Oratória de Natal BWV 248 de Bach estrutura-se em seis partes ou “cantatas”, destinadas a ser interpretadas nos seis dias das festividades natalícias: os três de Natal (partes 1 a 3), o dia de Ano Novo (Parte 4), o primeiro domingo depois deste dia (Parte 5) e a festa da Epifania (Parte 6). A estrutura interna de cada uma delas é semelhante à da cantata, tal como esta era praticada por Bach: coro inicial (nalgumas ocasiões, precedido de uma sinfonia orquestral ou abertura), seguido de recitativos, árias, duetos, tercetos, concluindo sempre com um coral. Vista assim a obra, poderia pensar-se num encadeamento de seis partituras independentes; mas não: não estamos perante uma miscelânea, mas antes perante um conjunto deliberadamente pensado, estruturado e articulado — é nessa direção que apontam a sequência de tonalidades e a instrumentação. (síntese rapinada daqui)

A interpretação que se pode ouver no vídeo seguinte é do Monteverdi Choir e dos English Baroque Soloists, conduzidos pelo maestro Sir John Eliot Gardiner:

ist

Tags:

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.