Início » Filosofia política

Thomas MORE

Enviado por |

Thomas More (7.2.1478 – 6.7.1535) foi um humanista e estadista inglês. Estudou em Oxford, tendo-se tornado advogado. Em 1529 foi nomeado chanceler de Inglaterra, graças à amizade com Henrique VIII. Escreveu e publicou vários opúsculos contra Lutero e seus sequazes. Tendo permanecido católico, desaprovou o divórcio do rei e a sua política antipapal, renunciou ao cargo e abandonou a corte. Foi detido em Abril de 1534 e decapitado 15 meses mais tarde.

 

Thomas More

Amigo de Erasmo de Roterdão, com ele traduziu alguns Diálogos de Luciano. Autor de alguns tratados polémicos e de poesias, é sobretudo conhecido como autor do livro Utopia (1515-1516), obra de ficção política que teve um grande sucesso na Europa. Inspirando-se em Platão e nos postulados renascentistas, descreve nela (em latim)  um Estado ideal, fundado numa comunidade de bens, onde a propriedade privada não existe. É simultaneamente uma crítica à sociedade inglesa do seu tempo.

Tags: ,

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.