Início » Fotografia

Dicas: Tratamento de imagens com Picasa

Como outros produtos da Google, o Picasa é um programa de qualidade, a vários níveis (designadamente, a organização de fotografias digitais e o tratamento de imagem). Como editor de imagens, pode transformar facilmente, para melhor, a qualidade de uma fotografia. Quando digo facilmente, quero também dizer automaticamente.

As duas fotos anteriores (da atual Presidente da Assembleia da República, em Olhão) foram obtidas através de telemóvel com máquina fotográfica de qualidade pouco elevada (expressa até no tamanho dos ficheiros: 9KB e 10KB): nunca poderão resultar delas fotos de grande qualidade. Mas, observe-se nas seguintes as melhorias que o Picasa introduziu, sem qualquer intervenção direta do utilizador:

Abra a foto no Picasa, dê-lhe duplo clique para a editar e experimente o botão (ao lado esquerdo da imagem) “Sinto-me com sorte“. Se entender que está mesmo com sorte (se o resultado lhe agradar), grave a nova imagem (sugiro que com nome diferente do do ficheiro original, para conservar este) — menu Ficheiro / Guardar como…

Tags: ,

Um Comentário »

  • Isabel diz:

    :)Não gosto muito deste editor. Se não tivermos cuidado acho que deixa as fotos mais “esborratadas” do que as originais. Contudo, ultimamente melhorou a qualidade e alargou as funções. Às vezes uso-o para passar fotos a P&B (Preto e Branco) e os resultados são visivelmente bons. Havia um editor que eu gostava muito mas foi encerrado. Era o Picnik do google. O básico deste editor passou para o google+. Agora descobri o pickMonkey que é muito divertido. Dá às fotos cores lindas e uma boa definição. É também um editor online. Tem vários filtros que geralmente não uso e tem uma função que é fazer “clonagem”. Quando na foto tenho alguma coisa que quero tapar,disfarçadamente cubro-a com outra parte da foto, por exemplo,relva. Tinha uma foto/retrato da minha sobrinha com a expressão do rosto que me agradava. No entanto, por descuido meu no ato de clikar, ficou junto à cabeça um elemento distrativo: um pouco de madeira que desvirtuava o retrato. Suavemente tapei esse pedacito de madeira com outra parte da foto, (neste caso -relva – pois a foto era no jardim) e o resultado foi francamente positivo. Também é um editor muito bom para eliminar pequenas incorrecções na foto. Há dias tirei moscas pequeninas do focinho de um cavalo. A foto ficou óptima. Não uso o photoschop porque é caro mas dizem ser o melhor editor que anda para aí! Também é muito utilizado o PhotoScape, já o usei mas depois que descobri o Picnik nunca mais gostei desse editor. Adoro fazer edição mas não perco muito tempo com isso, é só para dar um pouco mais de definição às fotos e reduzi-las para os sites/minhas galerias. Se nós soubéssemos calibrar bem as cores, a definição e a luminosidade quando fotografamos quase nem precisávamos de editores de imagem. Há máquinas já tão boas (mas caras)que as fotos tiradas por fotógrafos amadores, atentos e apaixonados pela fotografia, nem edição precisam.
    Isabel

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.