Início » Fotografia

Zooming fotográfico

Zooming

Imagem 1

A imagem anterior (que se encontra em vários sítios da Web sem identificação do autor) ilustra uma técnica fotográfica com resultados atraentes. Trata-se do Zooming, ou Efeito Zoom. Como o nome indica,

no Zooming fazemos variar a distância focal (“movemos o zoom” da objetiva) enquanto o obturador está aberto.

Com isso obtém-se uma sensação de movimento do objeto fotografado, seja de aproximação seja de afastamento. Essa sensação, consegue-se criando linhas convergentes que conduzem a atenção do observador para o centro da fotografia. É possível fotografar, com esta técnica, objetos parados (operação mais fácil) ou em movimento (menos fácil).

Para aplicar o zooming basta…

  • …a máquina fotográfica, obviamente;
  • …uma obetiva de tipo zoom (para variar a distância focal)

bem… não tendo objetiva de tipo zoom ou com máquinas que não permitem alterar a distância focal, experimente mover a máquina aproximando-a ou afastando-a do objeto fotografado enquanto dispara…. sabendo que, quase de certeza, não será a mesma coisa.

  • …um tripé. Este acessório não é indispensável, embora seja muito recomendado; por esta razão: como o tempo de exposição é algo prolongado (para poder “fazer o zoom”), sem o tripé corre-se o risco de a fotografia ficar tremida. A falta de mão firme acentua a necessidade de apoiar a máquina…
  • …um disparador de cabo ou remoto. Ainda que também não seja indispensável, ajuda, na hora de disparar, não o fazer premindo o disparador da máquina: a máquina mantém-se imóvel e é mais fácil “mover o zoom”.
zooming

Imagem 2

Ao contrário do que acontece com outras técnicas, as fotos com zooming são bastante fáceis de conseguir. Apesar da facilidade, devem ter-se em conta algumas considerações:

  • Como ficou sugerido, tanto se pode partir de distâncias focais curtas para distâncias maiores como o contrário: supondo uma objetiva 18-55mm, pode-se ir do 55 para o 18 (zoom out), ou do 18 para o 55 (zoom in).
    A primeira opção é a mais habitual: com ela conseguem-se efeitos mais fortes, “aproximando” o observador do centro da fotografia. No entanto, “habitual” não significa senão isso mesmo; portanto, faça experiências…

Efeito zoom em fotografia

  • As grandes angulares, pelas distorções que produzem, são mais recomendáveis para este tipo de técnica.
  • São preferíveis os cenários com pouca luz: a luz escassa permite tempo de exposição mais elevado (para “fazer o zoom”).
    Feche o diafragma (portanto, valores altos de f/) para diminuir a luz que entra.
    E/ou jogue com os valores da sensibilidade ISO (para menor valor de ISO, maior tempo de exposição e vice-versa).
    Se, mesmo assim, a iluminação for intensa, será necessário usar filtros de densidade neutra (caso contrário, as fotos ficarão “queimadas”).
  • Procure cenários com “luzes” (lâmpadas, semáforos, adornos elétricos…), que proporcionam belos efeitos sempre que o tempo de exposição é maior.
  • Verifique o resultado se utilizar o flash.
  • Experimente diferentes velocidades ao “mover o zoom”: mais ou menos rápido, ou com pausas… Em função dessa velocidade, obterá diferentes rastos.
  • Faça o mesmo com o tempo em que a objetiva permanece numa determinada distância focal, de acordo com a cena que será a base da fotografia; conforme essa cena for a inicial, a intermédia ou a final, assim a objetiva ficará mais tempo, respetivamente, na distância focal mais curta, na intermédia ou na maior (supondo, claro, que progride de distâncias curtas para distâncias maiores).
  • Apesar da relativa facilidade desta técnica, será a paciência que proporcionará os melhores resultados. Quem diz paciência diz treino, disparos… Dispare com diferentes valores e tome nota deles:  o tempo de exposição, a velocidade de alteração da distância focal, a distância focal de início e de fim…

[A imagem 2 foi copiada daqui]

 

Tags:

Um Comentário »

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.