Há empresas chinesas a dar cartas em áreas da tecnologia, por fabricarem produtos de qualidade (computadores, tabletes, telemóveis,…) a um preço competitivo. Foi assim que Xiaomi, a “Apple da China”, superou a Samsung e a Apple nas vendas dentro do país de Mao.
Nem sempre estão facilmente disponíveis os produtos dessas empresas que são comercializados na Europa. Por exemplo, não encontrei nenhuma loja física que vendesse o A806, um smartphone da Lenovo (outra empresa chinesa com presença destacada também fora das suas fronteiras nacionais). Mas não foi difícil pedi-lo através da Internet: a GeekVida fê-lo chegar, vindo de Espanha, em menos de 48 horas.
O A806 é um telemóvel com vários motivos de atração:
- processador (Mediatek MT6592) Octa-core 1.7 GHz Cortex-A7;
- 2GB de memória RAM; 16GB de ROM, expansíveis por cartão até 32GB;
- rede 4G;
- câmaras fotográficas de 13 megapíxel f/2.2 (traseira; com flash duplo LED e autofocus) e 5MPx (frontal);
- bateria de 2500mAh
- android 4.4.2 KitKat
- …
O preço de tudo isto (e o mais, que não refiro considerando os objetivos deste texto mas pode ver aqui) não é menos atraente: neste momento, a GeekVida vende-o por 169,99 € (o valor pode baixar, se a compra for feita na China; não me parece boa ideia: a diferença não paga as eventuais demoras na alfândega e/ou o pagamento de uma quantia extra).
Mas… abre-se a caixa que traz o conjunto (que não inclui auscultadores) e, numa primeira impressão…
- o manual está escrito em chinês (vem também um brevíssimo “folheto”, com umas indicações muito genéricas que se aplicam mas não são específicas para este modelo);
- após escolher a língua portuguesa (vinha com o castelhano instalado), continua a haver menus com muitas opções em inglês ou até informações (dos contactos, por exemplo) em chinês;
- não há led para indicações/notificações (de carga; de novas chamadas ou mensagens…);
- …
*****
- Conseguem estes contra anular a boa impressão inicial? A resposta, dependente da valorização de determinada(s) característica(s) (como a ausência de notificações por led, que eu acho bastante antipática) — a resposta é muito subjetiva. Se o leitor tem conhecimentos deste equipamento, por favor, partilhe-os connosco.
- Brevemente publicarei algumas dicas para ajudar numa primeira abordagem a este A806. Se quiser receber as novidades, assine-as, na barra lateral.
- [edição: 4/3/2016] Entretanto, instalei um recovery e o Miui7. Ficou outro telemóvel — agora, sim! ;-)! desapareceram as opções em chinês e inglês, ficou mais fluido, mais bonito… É um processo que pode dar dores de cabeça: tive que recuperar o IMEI perdido, por exemplo.
Bom dia,
parabens pelo site.. Está espetacular e ajudou-me imenso neste caso porque adquiri um Lenovo para a minha mulher mas a rom deixa muito a desejar..
qual foi a rom que miui 7 que usou?
Se quiser partilhar claro
Obrigado.
Já há algum tempo, instalei esta.
Entretanto, encontrei outras mais recentes. Só que mantenho aquela porque o telemóvel, com ela, ficou outro: desapareceu tudo o que estava escrito em chinês e inglês, ficou muito mais bonito e fluido.
Espero ter ajudado.