O problema:
Tenho um tablet Android. Como é que posso transferir ficheiros do PC para lá (ou vice-versa)?
Resposta:
Há várias formas de o fazer: através de um cabo, por meio de uma conta Dropbox… ou utilizando uma aplicação. A aplicação que mais utilizo é AirDroid. Descobri a aplicação AirDroid por necessidade: tinha acabado de instalar o Linux Mint, e a máquina por ele dominada não “montava” a meu agrado o meu tablet Asus Transformer TF101; sobretudo não conseguia aceder ao cartão sd externo, para transferir ficheiros entre o portátil e o tablet.
O que esta aplicação faz é usar a rede Wi-Fi para ligar dispositivos — o smartphone ou tablet Android e o computador — de modo a poder transferir arquivos do primeiro para o segundo ou vice-versa. Sem qualquer cabo ou ligação física.
Como fazer:
- Instale a aplicação no dispositivo Android. É gratuita e está no Google Play.
- Abra a aplicação.
- Se for a sua primeira vez, crie uma conta (como se indica no passo seguinte). No fim, pressione o botão Iniciar sessão [ver imagem, abaixo]: introduza o email e a palavra-passe e toque Iniciar Sessão.
- Abra (no PC) o endereço http://web.airdroid.com/.
- Se for a sua primeira vez, crie uma conta. Siga o processo, que é orientado com clareza.
- Autentique-se/entre/faça-login. Deste modo liga o PC e o seu dispositivo (que deve estar ativo/”acordado” e ligado à mesma rede sem fios do PC — a de sua casa, por exemplo).
- NB: se não conseguir ligação (mas um erro), experimente ligar-se através do endereço http://192.168.2.100:8888/ (em vez de http://web.airdroid.com/) e aceite a ligação no seu dispositivo Android.
- Tem agora (no PC) um “quadro de operações”: no canto superior direito, está identificado o dispositivo Android; mais abaixo, uma caixa de ferramentas (Toolbox) e, abaixo desta e apontando para “Ficheiro”, a caixa que é importante para o objetivo que pretendemos: enviar ficheiros do PC para o outro dispositivo:
- Clique no “link” à frente de Enviar para.
- Na janela seguinte, escolha a pasta de destino dos ficheiros (por exemplo, a pasta Download).
- Clique no botão Carregar, no canto superior direito.
- Na janela seguinte, clique em Selecionar Ficheiros.
- Procure no PC o(s) ficheiro(s) a carregar e clique em Abrir.
- Feche a janela seguinte. Se tudo correu bem, o(s) ficheiro(s) estarão no sítio indicado. Feche a janela.
- Também pode enviar ficheiros do dispositivo Android para o PC. O processo é semelhante: no ponto 3, em vez de Carregar, clique em Descarregar [a opção só estará ativa se houver ficheiro(s) selecionado(s)].
- É possível fazer uma série de “manipulações” de ficheiros. Por exemplo, clique com o botão direito do rato no ícone de um ficheiro e… dê-lhe novo nome. Ou apague-o.
Bem… provavelmente, este não será sempre o modo de transferência de ficheiros preferível. Provavelmente, em situações como a de transferência de ficheiros de várias centenas de MB (ou de GB), quererá acelerar o processo usando cabo. Mas convido-o a experimentar AirDroid e a dizer-nos se ficou fã (use a caixa de comentários). É grande o risco de ficar.
Finalmente… o AirDroid é muito mais do que um bom gestor de ficheiros: pode enviar sms, fazer chamadas, gerir contactos e fotografias e músicas e toques de chamadas, capturar o ecrã do dispositivo móvel, ativar a localização deste por GPS e bloqueá-lo ou eliminar informações nele contidas… Experimente as outras potencialidades!
😀 a juntar ao óptimo post e óptima explicação, óptima aplicação 😀
obrigada pela ajuda* está a funcionar lindamente!
Há pormenores muito simpáticos. Por exemplo: numa ligação para transferir ficheiro com algum tamanho, o AirDroid fez-me notar que estava ligado por 3G e talvez fosse melhor tentar uma ligação por wifi. Não me tinha apercebido — e segui o conselho… 😉