Destaco dois testes a equipamento fotográfico publicados no número 258 (setembro/2013) da revista francesa Réponses Photo: a Canon EOS 70D (um modelo não definitivo, segundo a Canon, pelo que o veredito é também provisório) e a Pentax K-50. Ambas com o selo “Compra Top” da publicação.
A revista destaca a fiabilidade e a maturidade do modelo da Canon, embora continue bastante amadora em alguns aspetos. A qualidade de imagem, designadamente, sendo correta, é perfetível; foi este o item com classificação (25/30) mais penalizador da classificação total (86/100). Classificação da relação qualidade/preço: 7/10.
Como concorrentes, são apresentadas a NIKON D7100, a PENTAX K-5 II e a SONY ALPHA 77.
A PENTAX K-50 (“uma reflex séria”) obtém uma classificação total de 86/100. Em relação ao modelo precedente, os retoques são apenas de cosmética, permanecendo insensível às tendências atuais (GPS, wi-fi…), pelo que não deverá atrair novos utilizadores ávidos de funções high-tech, mas continuará a convencer os fotógrafos que desejam um aparelho fiável e bem concebido, concentrado no que é essencial (um verdadeiro visor, acabamentos cuidados, funções arqui-completas, produzindo imagens irrepreensíveis…). Pontos menos fortes: a autonomia demasiado curta, ausência de saída HDMI. Pergunta final: valerá a pena investir mais 100 euros (do que na K-30), quando as fichas técnicas são quase idênticas?
As rivais são a CANON EOS 700D, a NIKON D5200 e a SONY ALPHA 65.