Publiquei o décimo segundo episódio de Clássica Mente (o nosso podcast). Tema: breve história dos castrati, cantores masculinos que mantinham a sua voz aguda de crianças, por serem castrados antes da puberdade, numa operação cirúrgica monstruosa, hoje dificilmente imaginável.
Como atualmente acontece com os jogadores de futebol, eram muitos os que procuravam na futura carreira de sucesso como cantor a hipótese de escapar à situação miserável em que viviam, proporcionando-lhes fama, projeção social e riqueza. Artisticamente, durante os séculos XVII e XVIII, os castrati que obtiveram sucesso foram o que são hoje as verdadeiras estrelas de rock.
Mas, tal como também acontece hoje com os jogadores de futebol, os meninos castrados que ganhavam fortunas e chegavam ao estrelato eram em número muito escasso. Todas as grandes cidades abrigavam enorme quantidade daquelas criaturas patéticas ou sem voz nenhuma ou com voz insuficiente para compensá-los por perda tão grande.
Ilustrações sonoras:
- Filme Farinelli, Il castrato
- Gluck: Orfeo ed Euridice, At III. Cena 1: Che faro senza Euridice (Aria)
- Vivaldi: Dixit Dominus (Salmo 109), D major, RV 594
- Ricardo Broschi: Son Qual Nave ch’agitata
- Gluck: Orfeo ed Euridice, At. II, Cena 2
- Gregorio Allegri: De ore prudentis, motet for 3 voices & continuo
- [Moreschi]: Ave Maria
- Antonio Caldara: Se un core annodi (Achille in Sciro)
- Riccardo Broschi: Son Qual Nave [Cecilia Bartoli, Sacrificium]
Onde está Castrati, objetos de desejo estético?
Se já adicionou o Clássica Mente ao seu leitor de podcasts preferido, já deve ter chegado lá; a partir dele, pode ouvi-lo online ou descarregá-lo para o ouvir sem estar ligado à Internet.
Se ainda não o fez e o quer adicionar, o endereço RSS do Clássica Mente é:
https://www.ivoox.com/pt/ptpodcast-classica-mente_fg_f11147147_filtro_1.xml
Precisando de ajuda para o adicionar, encontra alguma nestes artigos:
- “Clássica Mente”, um podcast do Baú: índice dos vários episódios de Clássica Mente. E indicações sobre como o adicionar ao seu leitor de podcasts preferido.
- Ouvir podcasts: exemplifico com AntennaPod, uma aplicação gratuita para Android, mas indico outras aplicações/programas.
Se ainda não usa nenhum leitor de podcasts, sugiro que pense em usar: e não é só porque os podcasts estão na moda e a produção é enorme; é também e sobretudo porque há podcasts que vale a pena seguir.
Entretanto, se optar por ouvir no seu navegador da Web (browser), o episódio Castrati, objetos de desejo estético está em dois sítios diferentes (coloquei em mais do que um, não vá o diabo tecê-las e apagá-lo em algum deles):
- Em iVoox e…
- … em Archive.org, uma organização sem fins lucrativos dedicada a recolher todos os sítios web a que se pode aceder.
||| Para reagir (comentar, acrescentar algo, criticar…), por favor, use a caixa dos comentários. Obrigado.
||| Lista de todos os episódios do podcast: aqui.