Quem tem um telefone ou um tablet com Android (ou com outros sistemas operativos; refiro o Android por o conhecer melhor) dispõe de aplicações para comunicar com o Mundo gratuitamente. Comunicar significa fazer chamadas de voz e/ou vídeo-chamadas, enviar sms, ficheiros,…
As alternativas são várias, desde o “velhinho” Skype, até à líder WhatsApp (com 100 milhões de utilizadores, nas últimas vésperas de Ano Novo registou o número recorde de 18.000 milhões de mensagens bateu o seu próprio recorde, ao processar 27.000 milhões de mensagens em 24 horas), passando pelo emergente Line… Referirei algumas, como sugestão:
- De todas as que experimentei, gostei particularmente do Viber. Sobretudo para chamadas VoIP, mas igualmente para mensagens. É multi-plataforma (há uma versão para PC, com opção — em fase beta — de vídeo-chamada); é 100% gratuito (incluindo a comunicação entre utilizadores, em 3G e wi-fi); e oferece um serviço estável. A instalação é super simples, tal como a “ativação”: não é necessário qualquer registo, palavra-passe ou convite a outros utilizadores; abre-se, a primeira vez, a aplicação, dá-se o número de telefone, recebe-se um código de ativação… e pronto! A aplicação procura a lista de contactos e identifica aqueles que têm Viber instalado. As chamadas (e o envio de sms) são feitas ao jeito das “normais”.
Foi agradável verificar que bastantes dos meus contactos telefónicos o têm instalado. E continua a ser muito amigável ter a sensação de que o telemóvel funciona como se estivesse ligado a um operador “normal”.
- O Skype tem a maior popularidade, reforçada com o próximo fim do também popular Messenger, já anunciado pela Microsoft, cujos utilizadores serão adicionados ao Skype. Permite chamadas gratuitas entre utilizadores (de voz, vídeo e mensagens instantâneas); ou pagas, para números de telefone “clássicos”.
Não utilizo o Skype para chamadas pagas; prefiro, nesses casos, o Voipbuster, o qual oferece (utilizando um PC ou um telefone) chamadas gratuitas, para números fixos de mais de 30 países, e pagas, a preços mais atraentes que os do Skype (por exemplo, para a rede fixa do Brasil, €0,035/minuto).
Ainda não experimentei o Skype WiFi (alternativa ao roaming?); a “ideia” é interessante: pagar, com o crédito Skype e por minuto, a ligação à Net através de pontos de acesso WiFi (“mais de 1 milhão”, em hotéis, aeroportos, estações de comboio, bares e restaurantes de todo o mundo).
- Facebook Messenger. É o chat do Facebook, passado para os telemóveis, com a vantagem de o trabalho de inscrição estar feito e poder conversar (também) com alguém que esteja frente a um computador. Só para contactos do Facebook, claro.
- WhatsApp é (ainda) a grande referência no envio de sms. Destacou-se, desde o início, pela simplicidade: instala-se, introduz-se um código recebido no telefone… e já está! Ele encarrega-se de procurar na nossa lista de contactos quem usa a aplicação. Além de mensagens de texto, podem enviar-se imagens, vídeos e mensagens de áudio. Permite saber quando determinado contacto esteve ligado, a última vez…
É multi-plataforma; a versão para Android é grátis, mas, após o primeiro ano de utilização, custa $0.99 USD/por ano. Ultimamente, têm sido referidos alguns problemas com o serviço: atraso no envio das mensagens, “quedas” dos servidores…
(Alternativa, com vantagens, ao WhatsApp: a aplicação Telegram)
(algumas dicas para melhorar o desempenho de WhatsApp)
(como enviar mensagens de voz com WhatsApp)
- Line (que nasceu para superar as dificuldades de comunicação, aquando do terramoto de 2011 no Japão) ameaça destronar Whatsapp.
O processo de instalação de Line é semelhante ao de Whatsapp, mas a interface da segunda (e a sua utilização) é bastante mais intuitiva (por não ter tantos extra?). Line consome mais memória RAM (e mais bateria) do que a sua “rival”; e tem menos utilizadores. Mas ganha na segurança e privacidade; no facto de permitir (ao contrário de Whatsapp) efetuar chamadas; também ao contrário de Whatsapp, funcionar no computador; e, também ao contrário de Whatsapp, ser gratuito. E possui uma Timeline, num estilo entre Facebook e Twitter. E conta com muitos extras…
[aqui, está um guia claro (em espanhol) para instalar o Line]
- … e a lista poderia continuar, com outras aplicações, menos populares: Google Talk (em crescimento, devido à grande hegemonia da Google); Spotbros; Yuilop; ChatON; GroupMe; Joyn.
E o leitor… usa alguma destas opções? conte-nos a sua experiência. Quer acrescentar algo ao que escrevi? sirva-se da caixa de comentários…
A recentíssima atualização do Viber “lavou” a aparência (uma interface completamente nova e redesenhada) e trouxe versão para PC (Windows/Mac. Brevemente, para Linux). Tem um novo sistema de comunicação de voz (com mais qualidade de som), indicador do estado dos contactos (se estão online), a opção (boa!!!!!) de comunicar entre a versão Android e a versão PC,…
…cada vez melhor! 😉