Quem tem um blogue nem sempre consciencializa a hipótese (que provavelmente se concretizará no pior momento, segundo a lei de Murphy) de perder tudo (as razões podem ser diversas). Um dos modos de se prevenir contra essa fatalidade é fazer cópia frequente dos ficheiros (“posts”, imagens, modelos,…), O processo é simples e brevíssimo.
Ficam, a seguir, os passos para fazer cópia de um blogue construído no Blogger da Google.
- Para mais fácil organização, recomendo que crie uma pasta para o efeito; nela irá guardando os ficheiros das várias cópias. Dê lhe um nome significativo (o nome do blogue?).
- A cópia do Modelo faz-se assim:
- Entre no blogue (como se fosse criar uma mensagem nova). Depois, no menu lateral esquerdo, escolha Modelo.
- Na nova janela, clique em Efetuar cópia de segurança/Restaurar (no canto superior direito).
- A seguir, escolha Transferir modelo completo e guarda o ficheiro na pasta que criou. Sugiro que dê um nome significativo ao ficheiro: por exemplo, modelo_2013_05_18 indicar-lhe-á, no futuro, a data da cópia.
- Agora, faça a cópia das mensagens e dos comentários.
- Novamente do menu do Blogger antes referido, escolha Definições e, depois, OUTROS.
- Na nova janela, da secção Ferramentas de blogue escolha a opção Exportar blog e, depois, Transferir blogue. Mais uma vez, guarde o ficheiro na pasta criada e com um nome significativo.
Repita as cópias com frequência (variável, de acordo com a frequência com que atualiza o blogue).
Estas são indicações sobre como efetuar cópias de segurança. Mas, obviamente, elas só têm interesse se servirem para recuperar o blogue em caso de “desastre”. Se prestar atenção nas várias janelas abertas durante o processo, há nelas opções de restauro, tanto do modelo como do conteúdo do blogue.
- Outro modo de ir fazendo cópias do conteúdo é escrever os textos e guardá-los no computador, antes de os publicar. Há programas que ajudam a fazer isso; por exemplo, Zoundry Raven.
- As várias opções a escolher durante o processo de cópia têm designações diferentes, conforme as línguas (há mesmo diferenças entre o português europeu e o do Brasil).
- Há pelo menos uma pessoa a quem este artigo interessa (um beijo, Mar). e a si? Gostava de ver esclarecido algo que não ficou claro? Desejaria acrescentar algo? Utilize a caixa de comentários para nos dar a sua opinião.