Uma grande ajuda para personalizar e tornar mais produtivos o Linux (no meu caso, o Linux Mint Cinnamon), adaptando-o às nossas necessidades, são os applets, os desklets e as extensões. O que é isto?
- Exemplos de applets: o gestor de redes, o gestor de impressoras, o que minimiza todas as janelas e mostra a área de trabalho, o que mostra e gere as notificações do sistema… Os applets são pequenos programas que se podem adicionar ao painel, deixando visível um ícone; quando se clica nesse ícone, produz-se um evento: abrir um menu para outras ações, mostrar um quadro de diálogo com informação… Tudo o que se vê nos painéis do Cinnamon são applets; uns vêm instalados e configurados por pré-definição; outros estão instalados, mas não aparecem em nenhum painel (devem ser ativados nas preferências do sistema); e outros nem sequer estão instalados, devendo ser descarregados e instalados.
Neste artigo (já com alguns anos, mas mantendo o interesse) apresentam-se alguns applets e o modo de instalar os que não vêm instalados. - Os desklets (em português, mini-aplicações) são pequenos programas que aparecem como uma janela na área de trabalho (desktop, em inglês). Pode ser uma calculadora, um relógio, uma moldura digital, um afixador de post-it… Tal como os applets, há os desklets que vêm instalados com o sistema e os que são instalados pelo utilizador que o pretender.
- Ao contrário dos applets e desklets, nenhuma das extensões (atualmente) vem instalada com o sistema; será necessário transferir e instalar as pretendidas. As extensões são aplicações que modificam o comportamento do Linux Mint Cinnamon. Assim, há extensões como a que torna os painéis transparentes, a que faz animações ao mudar o espaço de trabalho, etc.
Instalação de desklets: o exemplo do Calendário Google
Instalei a mini-aplicação Calendário da Google (gcalendar, software livre e de código aberto). Faz aquilo que o nome torna previsível: mostra na área de trabalho uma agenda baseada nos eventos do calendário da Google. O processo é simples:
-
Instalar através do terminal
Use os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:slgobinath/gcalendar
sudo apt update
sudo apt install gcalendar
Outras opções de instalação, aqui.
-
Autorizar o gcalendar a ler o calendário.
Usando o terminal (Ctrl+Alt+T), com o comando gcalendar abre o calendário da Google no navegador da Web pré-definido. Após a autorização, os eventos do calendário podem ser vistos no terminal.
-
Descarregar e adicionar a mini-aplicação (desklet).
Esta é das aplicações que têm de ser descarregadas. A maneira mais simples de o fazer é aceder a Preferências > Mini-aplicações;
selecionar o separador Transferência;
clicar no botão Atualizar (ao fundo, à direita);
escolher a mini-aplicação desejada e clicar na seta Instalar (na extremidade direita).
[imagem copiada daqui]
Algumas configurações são possíveis: clique com o botão direito do rato na agenda que aparece na área de trabalho e escolha Configurar.
***
||| Cinnamon Spices é o sítio da Web (oficial) com temas, applets, desklets e extensões para o Cinnamon.
||| Algum reparo/crítica? Algo a acrescentar? Faça-o, por favor, na caixa de comentários. Eu e os outros leitores agradecemos.