O Linux Mint é uma distribuição Linux irlandesa. Possui duas versões: uma baseada em Ubuntu (com o qual é totalmente compatível e partilha os mesmos repositórios) e outra versão baseada em Debian (saiba mais na Wikipédia).
O Linux Mint faz questão de realçar, como marca distintiva, o seu “look and feel”. E é, de facto, uma das características que me atrai nele. Tive-o instalado, em tempos — mas depois desisti, para regressar ao Ubuntu. Após ter instalado a última versão da distribuição da Canonical (a 13.04 com nome de código Raring Ringtail), tive um ataque de saudades e voltei ao Mint. O mais recente lançamento é o Linux Mint 14, com o nome de código Nadia e pode ser descarregado daqui.
E depois da instalação…
- Atualizei o sistema. Através do terminal, sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade (também pode ser feito com o Gestor de Atualizações: procurar o ícone respetivo no painel/barra, em princípio na margem inferior do ecrã);
- Com o Mint, instalou-se o LibreOffice. Mas, não a última versão (a 4.0.2.2). Fui buscá-la, através do terminal, com os comandos
- sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
- sudo apt-get update
- sudo apt-get install libreoffice libreoffice-gnome
- Instalei o 7zip, o meu preferido (des)compacctador de ficheiros. Bastou o comando sudo apt-get install p7zip-full
- Iniciei a personalização do aspeto gráfico com a barra de atalhos e aplicações Docky.
Instalação com sudo apt-get install docky
e apressada personalização: clicando no ícone de Docky (depois de o ter lançado), abre-se a janela de configurações; decidi apenas que se ocultasse automaticamente (e aparecesse quando o ponteiro do rato se desloca para o sítio onde está oculto) e diminuí o tamanho dos ícones — deixo para depois os outros parâmetros (este tutorial, em espanhol que se entende facilmente, ajudará…). - Como não tive tempo para mais, ficou à espera uma nova (próxima) personalização do aspeto gráfico, talvez com Conky, um monitor do sistema. Continuarei a dar notícias, aqui.
(Editado: 2020/06/24) Linux Mint Cinnamon
Por estes dias, instalei o Linux Mint Cinnamon 19.3. As atualizações que fui/estou fazendo deram origem a alguns artigos…
- Software para Linux: algumas sugestões
- Definir atalhos do teclado no Linux Mint
- Desklets, applets e extensões no Linux Mint
…e algumas DICAS:
- Colocar um ATALHO NA ÁREA DE TRABALHO para uma pasta: Ctrl+Shift + selecionar a pasta, arrastá-la para a Área de Trabalho e soltar.