— Há 3 dias que não como.
— Então já pode tomar banho.
Por que razão achamos piada a este cartoon de Altan (cartoonista do jornal italiano L’Espresso), mesmo considerando que brinca com “coisas sérias”?…
Uma das teorias que pretendem explicar o que é engraçado é a teoria da incongruência. Segundo os seus defensores,
“uma piada se torna engraçada quando esperamos uma coisa e acontece outra. Quando a piada começa, nossas mentes e corpos já estão antecipando o que vai acontecer e como ela vai terminar. Esta antecipação tem a forma de um pensamento lógico interligado com a emoção e é influenciado por nossas experiências passadas e por nossos processos de pensamento. Quando a piada segue por uma direção inesperada, nossos pensamentos e emoções precisam mudar repentinamente. Assim, temos emoções novas apoiando uma linha de pensamento diferente. Em outras palavras, experimentamos simultaneamente dois conjuntos de pensamentos e emoções incompatíveis. Ou seja, experimentamos a incongruência entre as diferentes partes da piada”. [rapinado daqui]
- O cartoon, a sua versão espanhola, foi copiado de Filosofía Hoy (nº 15).
- Sobre o humor italiano [e sobre Altan, o desenhador que “desenha todas as semanas, para o semanário L’Espresso, personagens barrigudas com nariz grande”], sugiro que leia “De norte a sul, os italianos gozam com eles mesmos“.