Rootear o L7 da LG

Há cerca de dois anos, expliquei como atualizar o Android que vinha com o telemóvel L7 da LG.

L7 da LG

O L7 é um equipamento com performance limitada (basta comparar os 512MB de RAM, os 2.7GB de memória interna, o processador com um só núcleo… com as características de um telemóvel de preço acessível como o A806 da Lenovo); por isso, houve/há quem pensasse remediar essas limitações mudando a rom da LG, substituindo-a por uma mais ligeira, limpa das aplicações que são dispensáveis.

Não sei se será solução (há quem diga que sim). Mas, para o caso de o leitor desejar experimentar se vale a pena, tentarei explicar como o fazer. Há duas outras razões para o presente texto: vários objetivos podem justificar a decisão de rootear um equipamento, para além da instalação de uma nova ROM; o processo é válido para outros telemóveis/tabletes.

Faremos isso em várias etapas, pela sequência seguinte (não se assuste com os termos técnicos, se os desconhecer! irá entendê-los no devido momento…):

  • antes de mais, teremos que rootear o telemóvel;

[já aqui expliquei que esta é uma operação necessária para desbloquear o sistema operativo Android que vem de fábrica com o aparelho, tornando-se superutilizador e assim obtendo direito de acesso total a ele, ganhando controlo ilimitado de administração (ultrapassando as limitações que o fabricante impôs), para o configurar da maneira que entender: instalar ROMS personalizadas (com o sistema operativo re-otimizado e aperfeiçoado por programadores diversos), instalar algumas aplicações que não conseguiria se não fosse root, aumentar a velocidade dos processadores, etc., etc.].

  • no passo seguinte, instalar um recovery;

[num artigo, para o qual já, acima, remeti, explica-se o que é isso. O recovery é uma ferramenta que vem em todos os equipamentos Android; mas o que vem de fábrica é, por norma, limitado, de modo a não se poderem alterar determinadas áreas do sistema — seja porque essas alterações são perigosas seja porque o vendedor do equipamento está interessado em que não sejam feitas. É o caso, em muitos casos, do bootloader: (em baixo, explico o que isto é) com este bloqueado, não se podem instalar ROMs alternativas].

  • em terceiro lugar, vamos flashar uma ROM;

[neste contexto e comparando com um computador, uma ROM é uma imagem do sistema operativo, com todos os drivers e aplicações de série. O equipamento vem com uma memória ROM, onde está instalado o sistema operativo de base e se mantém quando se desliga esse equipamento. O que faremos é flashar/instalar outra ROM.

Antes, teremos que desbloquear o bootloader. O que é isso? Quando se liga o telemóvel/tablet, o processo de arranque começa com o bootloader. Normalmente, ele leva-nos para o ecrã onde estão os ícones das aplicações instaladas e temos acesso ao cartão da operadora; mas, como veremos depois, se no arranque usarmos uma combinação de teclas em vez do botão de ligar/desligar, o bootloader desviar-nos-á para o recovery. Com o recovery que instalámos antes, será possível flashar a nova ROM a partir do próprio LG, sem ter que o ligar ao computador — um processo que seria mais complexo].

Se tudo isto lhe parecer complicado, não desanime. Com o andar do processo, entenderá. Se, antes, quiser saber mais pormenores sobre as várias operações acima descritas, acho que será proveitosa a leitura do texto ¿Liberar, unlock, bootloader, baseband, rootear, flashear, ROM? ¿Eso qué es lo que es?.

*****

E vamos pôr a mão na massa — que é como quem diz…

rootear o L7 da LG.

Antes de começar, recordo-lhe que as alteraações serão feitas por sua conta e risco (apesar de eu as ter concretizado, a todas, com êxito).

O vídeo seguinte explica muito bem o que fazer — apesar de as explicações serem espanhol, as imagens são esclarecedoras:

Esquematicamente, trata-se de

  • obter Framaroot, a aplicação que permite o root (eu utilizei este ficheiro, mas há versão mais atual); copiá-lo para o cartão sd (em qualquer pasta do cartão);
  • utilizando um navegador de ficheiros para ir até à pasta onde ficou o ficheiro descarregado (eu também gosto e uso o ES File Explorer), instalar Framaroot;
  • executar/abrir a aplicação instalada;
  • instalar SuperSU (atenção: escolha a opção Gandalf);
  • reiniciar o telemóvel e…
  • …se tudo correu bem, está rooteado. Como saber se sim? Verificar se existe um novo ícone — o de SuperSU
  • …e/ou instalar a aplicação Root Checker, abri-la e clicar em Verify Root.

*****

  • Ah! o L7 que rooteei é o P700. Não sei se o processo funciona noutros modelos.
  • Leia o segundo texto desta série: como Instalar um recovery — o ClockworkMod (CWM) — no L7.
  • Alguma parte do texto não foi suficientemente clara? Tem algo a acrescentar ou discordar? por favor, use a caixa de comentários para partilhar connosco o seu saber ou as suas dúvidas.

[imagem copiada daqui]

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top