Um exemplo de ENIGMA LÓGICO

Alice no País das Maravilhas

A lógica permite-nos resolver enigmas, como os colocados por algumas personagens do conto “Alice no País das Maravilhas”.

És capaz de resolver este?

A Alice encontra-se no bosque com os dois irmãos gémeos, Tweedledum e Tweedledee. Um deles mente às segundas, terças e quartas-feiras, e diz a verdade nos restantes dias da semana. O outro mente às quintas, sextas e sábados, e diz a verdade nos restantes dias da semana. Quando Alice se encontrou com eles, um dos irmãos disse: “Eu sou o Tweedledum”, e o segundo deles disse: “Eu sou o Tweedledee”.

Qual deles era realmente Tweedledum e qual deles era Tweedledee?

Se a primeira afirmação é verdadeira, então o primeiro dos irmãos é na verdade Tweedledum e, portanto, o segundo é Tweedledee e a segunda afirmação também é verdadeira. Se a primeira afirmação é falsa, então o primeiro dos irmãos é efetivamente Tweedledee e o segundo é Tweedledum e, portanto, a segunda afirmação também é falsa. Por isso, ou ambas as afirmações são verdadeiras, ou ambas são falsas.

Não podem ser as duas falsas, visto que os dois irmãos nunca mentem no mesmo dia. Em suma, ambas as afirmações têm que ser verdadeiras. Assim, o primeiro dos irmãos é Tweedledum e o segundo é Tweedledee. Com isto, o dia do encontro tem que ser domingo.

(tirado de R. SMULLYAN: ¿Cómo se llama este libro? Madrid: Cátedra, 1986).

[tradução de Patrícia Rodrigues, quando era aluna da Escola Secundária de Emídio Navarro de Viseu]

[Este texto foi publicado como apoio à unidade de Lógica do Programa de filosofia do 11º ano]

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top