Compositor americano de origem alemã e uma das vozes mais mordazes da música alemã entre as duas guerras, Kurt Weill nasceu a 2 de março de 1900 e morreu a 3 de abril de 1950.
Adquiriu fama internacional graças a A ópera dos três vinténs (1928); criada em colaboração com o poeta Bertolt Brecht, é uma versão revista e atualizada da Ópera do Mendigo de John Gay. Na sua maioria, são melodias ao estilo musical do cabaré berlinense — duro, amargo e jazzístico. Uma crítica feroz ao capitalismo, retrata um mundo de mendigos, prostitutas, ladrões e funcionários corruptos.
A música de Weill une a tradição popular e os ritmos do jazz com as canções populares berlinenses. A sua colaboração com Bertolt Brecht revolucionou o teatro musical, criando uma forma sofisticada de teatro político, que satirizava a vida contemporânea e incorporava a música popular.
Quando Hitler sobe ao poder em 1933, todas as suas obras foram proibidas na Alemanha por decreto oficial do regime nazi. Avisado do risco que corria a sua própria segurança pessoal, partiu primeiro para Paris (onde se juntaria novamente a Brecht) e depois para Londres, para chegar finalmente, em 1935, a Nova Iorque. Aqui passa a trabalhar para a Broadway, em diversos musicais. Nunca mais voltou a pisar solo alemão.
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||| Mack The Knife é uma das canções mais populares de Weill e foi composta para A ópera dos três vinténs. Na interpretação de Ella Fitzgerald, soa assim:
http://youtu.be/YX2n2EE2hls
Chico Buarque adaptaria o tema, na sua Ópera do malandro (1979), resultando a canção O malandro:
||| Brevemente, O Meu Baú publicará o texto Kurt Weill e a música ligeira.