O WhatsApp lançou um cartão para telemóveis que funciona em qualquer parte do mundo e “oferece” (por cerca de 10€/ano) mensagens ilimitadas aos utilizadores.
Para os leitores a quem esta notícia diz muito pouco ou mesmo nada, ficam, a seguir, alguns detalhes.
Tenho referido alguns modos/serviços que permitem comunicar gratuitamente com o mundo, usando a Internet. Experimentei vários, desisti de alguns (principalmente por serem usados por poucos dos meus contactos telefónicos). Destaco o Viber: como tenho um tarifário com comunicações gratuitas para todas as redes nacionais, uso-o sobretudo para enviar mensagens multimédia (fotografias, imagens, mensagens de voz,…), para telefonar a amigos que vivem no estrangeiro e é utilizado por alguns dos meus contactos para me telefonarem. Instalei o Telegram, que uso cada vez mais, pelas razões que expus aqui; o problema é que é usado por poucos dos meus contactos. Já não assim o WhatsApp, opção de muitos deles.
É a este último serviço que diz respeito a notícia inicial. WhatsApp afirmou-se como uma aplicação para enviar mensagens gratuitas, usando a Internet. A novidade do cartão, o WhatSim, é que permite enviar mensagens de texto sem ligação à Internet. Como se explica aqui, uma vez que o WhatSim é compatível com mais de 400 operadoras espalhadas por mais de 150 países, o utilizador não necessita de “pagar” tráfego roaming 3G/4G para usar o serviço… tudo está incluído na anuidade.
A novidade poderá parecer sem interesse e assim será para alguns/muitos utilizadores: é crescente o número deles que já tem Internet no telemóvel e, portanto, ligação grátis permanente. O interesse maior será para quem se desloca ao estrangeiro; é verdade que é cada vez mais fácil encontrar Internet grátis em qualquer país, mas nem essa situação é geral e nem sempre estão criadas as condições para ligação gratuita (para quem não conhece a aplicação: o WhatsApp só funciona gratuitamente, portanto via Internet, se ambos os lados comunicantes tiverem a aplicação instalada e ligação à Internet).
Últimas observações: com o WhatSim não é possível, para já, telefonar; os mms (fotos, vídeos, mensagens de voz) são pagos; o cartão não oferece ligação a outros aplicativos ou sites.
Pode comprar o WhatSim aqui.