Alexandre VI, o mais imoral e corrupto dos papas

O vigésimo terceiro episódio de Clássica Mente (o nosso podcast), mais um da secção Contrária Mente é dedicado a um dos papas mais polémicos. Alexandre VI, nome que adotou inspirado em Alexandre Magno, Rodrigo Borgia de nascimento – Alexandre VI é um nepote. Muito provavelmente nunca teria subido à cátedra papal se não fosse o seu tio materno, Afonso Borgia, eleito papa antes dele com o nome de Calisto III.

Enquanto cardeal e depois como Sumo Pontífice, Rodrigo recebeu, mas também fez favores; foi nepote mas exerceu um nepotismo desavergonhado. Como se conta neste episódio de “Clássica Mente”. Onde se fala também dos filhos do papa que alguns críticos apelidaram de touro espanhol. Em particular dos filhos mais célebres, César e Lucrécia. E das amantes e concubinas de Sua Santidade. E de episódios nada exemplares mas ilustrativos da vida licenciosa do homem que ocupou a cátedra de São Pedro — como o Banquete das Castanhas, onde se comeu e bebeu à fartazana e que terminou com orgia de proporções bíblicas.

Papa Alexandre VI

Onde encontra Alexandre VI, o mais imoral e corrupto dos papas?

Coloquei em dois sítios diferentes, não vá o diabo tecê-las e apagá-lo em algum deles.

Não precisa de ir a nenhum desses sítios, se já adicionou o Clássica Mente ao seu leitor de podcasts preferido, aonde já deve ter chegado; a partir dele, pode ouvi-lo online ou descarregá-lo para o ouvir sem estar ligado à Internet.

Se ainda não o fez e o quer adicionar, o endereço RSS do Clássica Mente é:
https://www.ivoox.com/pt/ptpodcast-classica-mente_fg_f11147147_filtro_1.xml

Precisando de ajuda para o adicionar, encontra alguma nestes artigos:

  • “Clássica Mente”, um podcast do Baú: índice dos vários episódios de Clássica Mente. E indicações sobre como o adicionar ao seu leitor de podcasts preferido.
  • Ouvir podcasts: exemplifico com AntennaPod, uma aplicação gratuita para Android, mas indico outras aplicações/programas.

Se ainda não usa nenhum leitor de podcasts, sugiro que pense em usar: e não é só porque os podcasts estão na moda e a produção é enorme; é também e sobretudo porque há podcasts que vale a pena seguir.

Ilustração sonora deste episódio — e outras ligações:


||| Para reagir (comentar, acrescentar algo, criticar…), por favor, use a caixa dos comentários. Obrigado.

||| Lista de todos os episódios do podcast: aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top