Clássica Mente foi o nome que escolhi para o podcast que criei e associei a O meu Baú; a seguir, encontra-se a lista dos vários episódios e indicações sobre como adicioná-lo ao seu leitor de podcasts favoritos (para quem não tem nenhum leitor, deixarei algumas sugestões).
Entretanto, criei uma secção, a que chamei Contrária Mente. Acrescentei depois uma outra: Literária Mente.
Onde está Clássica Mente?
Clássica Mente está em dois sítios diferentes (não vá o diabo tecê-las e ele ser apagado em algum deles). Em iVoox e em Archive.org, uma organização sem fins lucrativos dedicada a recolher todos os sítios web a que se pode aceder.
Em qualquer um desses sítios estão todos os episódios de Clássica Mente. Mas não precisa de se dar ao trabalho de os ir procurar; o Clássica Mente pode vir até si, recebendo de modo automático todos os novos episódios (com a hipótese de os ouvir online ou descarregá-los para os ouvir sem estar ligado à Internet).
Para isso, é suficiente ter um leitor de podcasts e adicionar o endereço de Clássica Mente. No artigo Ouvir podcasts explico como o fazer; exemplifico com AntennaPod, uma aplicação gratuita para Android, mas indico outras aplicações/programas. O endereço RSS do Clássica Mente é: https://www.ivoox.com/pt/ptpodcast-classica-mente_fg_f11147147_filtro_1.xml
Índice de episódios
Os episódios estão listados a seguir. Atualizarei essa lista, ao ritmo de novas publicações. Para maior facilidade e eficácia, é aconselhável fazer como ficou dito acima — para atualização automática no seu leitor de podcasts.
- 041: Olimpíadas: mais do que competições desportivas
- 040: Hume e Haydn: a causalidade e o humor musical
- 039: Música de Abril. Pequena homenagem ao 25 de Abril, nos seus 50 anos.
- 038: Vocabulário eleitoral
- 037: Amor e música
- 036: Cantar Camões
- 035: Ópera bufa. Bufos, bufões… e paradoxos
- 034: Eletrodmésticos musicais
- 033: Silêncio, som… música!
- 032: A Navalha de Ockham: à procura da simplicidade
- 031: Verão: o que é isso?
- 030: Maio, o dos trabalhadores e das mães
- 029: Porgy and Bess, uma ópera de Gershwin.
- 028: Beijos — alguns, estranhos (o do cânone “Leck mich im Arsch” de Mozart; o Osculum Infame; o Ius Osculi; o beijo de Lamourette).
- 027: O vinho e as religiões abraâmicas
- 026: Sonata “Primavera” de Beethoven
- 025: O cânone, enquanto composição musical
- 024: Carlos Seixas: Concerto para cravo e orquestra
- 023: [Crítica Mente] Alexandre VI, o mais imoral e corrupto dos papas.
- 022: [Literária Mente] análise, com ligações à filosofia, de O Deserto dos Tártaros, romance de Dino Buzzati.
- 021: O nacionalismo musical brasileiro: algumas obras de quatro compositores — Alberto Nepomuceno, Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez e Francisco Mignone.
- 020: Barroco musical: características, compositores, variações sobre algumas composições — os Beatles.
- 019: “Expressa mente”, uma nova secção do nosso podcast. Leituras, acontecimentos, efemérides, música, língua…
- 018: La traviata, ópera de Verdi (no dia dos namorados): uma comovedora história de amor, contrariado pelas diferenças sociais entre os amantes.
- 017: Discurso político e lógica: as trapalhadas de Boris Johnson: algumas características (falácias) do discurso político: (in)coerência, apelo à emoção, argumento ad hominem.
- 016 [Contrária Mente] Três Reis Magos, que não são três nem reis: desmontar o presépio, as histórias dos Reis Magos, do Natal, da matança dos inocentes… e breve voo sobre os villancicos.
- 015: Autorias falsas: sobre um Adagio (que não é) de Albinoni e um poema (que talvez não seja) de Brecht. E redes sociais.
- 014: Madrigal: poesia e música
- 013. Missa, uma forma musical
- 012. Castrati, objetos de desejo estético: breve história dos castrati, cantores masculinos que mantinham a voz de crianças, por serem castrados antes da puberdade, numa operação cirúrgica monstruosa.
- 011. [Literária Mente] O dinheiro não tem cheiro: origem da locução latina pecunia non olet (em português, o dinheiro não tem cheiro); influência da ideia que ela exprime, em domínios como o direito (designadamente, o direito tributário.
- 010. [Contrária Mente] Cristianismo primitivo: Cristo não foi cristão: quando se produziu exatamente o aparecimento do cristianismo? Quem são os primeiros cristãos?
- 009. [Contrária Mente] Fátima: visões religiosa, política e social das aparições.
- 008. Publicidade e música: alguma música que é banda sonora de alguma publicidade.
- 007. Música cigana, através do olhar de dois filmes, de extratos da sua banda sonora: “Tempo dos Ciganos” e “Latcho Drom”.
- 006. Primavera musical: a de Vivaldi, a mais conhecida; a mais impressionista, a de Debussy; a de Stravinsky, a mais polémica; a mais lírica e luminosa, a de Beethoven; e a de Haydn, de Jacques Brel… e de outros.
- 005. 3 missas populares: uma campesina (nicaraguense); outra, flamenca; uma terceira, crioula.
- 004. [Contrária Mente] Quaresma, Páscoa, indulgências: Carnaval-Quaresma-Páscoa. E penitências, jejuns, abstinências. Bulas, indulgências, e maus exemplos papais da Igreja Católica. E o nosso mundo.
- 003. [Contrária Mente] Giordano Bruno foi queimado vivo: …a mando da Santa Inquisição. De quê foi acusado? (A Igreja, a religião e a ciência)
- 002. As Bodas de Fígaro: uma das criações que marcam o apogeu do génio dramático de Mozart, uma das óperas mais importantes da história da música. Ligações aos ideais da Revolução Francesa. Está aqui e aqui.
- 001. Oratória (musical), Ópera e Paixão: distinção e ligações entre os três conceitos. Exemplos musicais.
||| Por favor, participe! Ouça os podcasts e reaja! A caixa de comentários está aí para isso! Obrigado.