A quem interessa a Quaresma?
A Quaresma é um tempo litúrgico cristão, pelo que não teria de interessar aos crentes não cristãos. Mesmo entre as igrejas cristãs, nem todas alinham na ideia, apenas algumas, dentre as quais a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana, a Luterana; por fim, decididamente deveríamos excluir os ateus, os agnósticos, enfim, os não crentes.
No entanto, agrade-nos isso ou não, o calendário laico português, o oficial, está fortemente marcado pelo tempo litúrgico católico: pense-se no Natal, na Páscoa, nos vários feriados nacionais que são feriados por serem dias santos – a sexta-feira santa, a Páscoa, o dia de todos os santos, o dia do Corpo de Deus, e por aí adiante… e o 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, padroeira e rainha de Portugal desde o reinado de D. João IV.
O interesse da Quaresma
De um modo ou de outro, a história da Quaresma pode interessar-nos a todos, crentes e não crentes. Ela revela algumas particularidades das Igrejas cristãs, designadamente da católica, particularidades que vão para além da ideia religiosa de a Quaresma ser um tempo de preparação «pelo qual se sobe ao monte santo da Páscoa», como o descreve o Cerimonial dos Bispos. O segundo episódio do “Clássica Mente Do Contra” refere algumas dessas particularidades.
Aí se estabelecem ligações entre a Quaresma e a Páscoa. Entre estas e o Carnaval. E penitências, jejuns, abstinências. Bulas, indulgências, e alguns maus exemplos papais da Igreja Católica. Ligações ao nosso mundo, cujo ar que se respira está perfumado por essências do Vaticano, nem sempre com os mais divinos aromas.
Ouça o episódio do podcast sobre a Quaresma e a Páscoa…
…porque o presente texto não substitui a audição. Este não é mais do que uma síntese, não proporciona o prazer da audição musical…
… e o podcast, pode ouvi-lo enquanto faz outras coisas. Está em iVoox e em Internet Archive.
||| O artigo “Clássica Mente”, um podcast do Baú tem índice dos vários episódios de Clássica Mente. E indicações sobre como o adicionar ao seu leitor de podcasts preferido.
||| O artigo Ouvir podcasts explica como adicionar o podcast “Clássica Mente” ao leitor de podcasts, no caso, o AntennaPod.