As APRENDIZAGENS ESSENCIAIS de Filosofia alteraram (ainda que não explicitamente) o programa oficial de Filosofia do ensino secundário. Aceda…
- … às APRENDIZAGENS ESSENCIAIS (documentos oficiais do Ministério da Educação) do 10º ano ou do 11º);
- … ao programa “anterior”, com algumas sugestões de atividades, incluindo as de avaliação: do 10º ano ou do 11º;
- … a uma página de exames e testes intermédios.
Tal como antes, o “novo” programa do 10º ano inicia com o módulo Abordagem introdutória à filosofia e ao filosofar. Iremos responder, essencialmente, a duas perguntas:
- o que é a filosofia? [analisada aqui]
- o que é que a filosofia estuda? [que analisamos no presente artigo]
Ficam, a seguir, alguns materiais arquivados no Baú que poderão ajudar a responder a essas perguntas. É uma lista incompleta, que continuará a ser atualizada (para ver as novidades, volte sempre!).
ABORDAGEM INTRODUTÓRIA À FILOSOFIA E AO FILOSOFAR
As questões da filosofia
-
- O aluno deve ficar capaz de clarificar a natureza dos problemas filosóficos.
-
- Exploremos o tema:
- O ponto de partida da filosofia são perguntas, problemas. Como vimos, os problemas filosóficos são problemas concetuais (não empíricos). Distinguimos dois modos de conhecer: o concetual e o empírico, também designados, respetivamente, por a priori e a posteriori.
- Conhecemos algo a priori, quando não recorremos à experiência para o conhecer. Se algo só pode ser conhecido através da experiência (por exemplo, o sabor de uma laranja ou que o filósofo Sócrates foi condenado à morte), esse é um conhecimento a posteriori. O texto a priori e a posteriori esclarece esta distinção.
- Penso que já sabemos o suficiente para conseguir o que as aprendizagens essenciais exigem neste momento: que os alunos enunciem problemas filosóficos por oposição a problemas não filosóficos.
||| O texto d’o Baú Os problemas (não) filosóficos responde à questão Como podemos então distinguir os problemas que são filosóficos dos que não são filosóficos? - Exemplos de problemas que não podem ser respondidos através de métodos empíricos nem através do raciocínio matemático: a) haverá guerras justas? b) Existirão razões para acreditarmos que Deus existe? c) O que é agir bem (moralmente)? d) Os animais têm direitos? e) Devemos submeter-nos sempre às leis do Estado?
- Tal como acontece nas ciências, em filosofia há várias disciplinas, de acordo com o tipo de problemas tratados. É o caso da ética, onde se estudam problemas relativos a como devemos viver: por exemplo, a) o que torna uma vida valiosa?; ou b) há alguma circunstância em que é permissível uma mulher fazer um aborto?; ou ainda c) a pena de morte é moralmente justificável?. A filosofia política está muito ligada à ética e tem como tema central o Estado (o que é o Estado; quais as suas funções), com questões como a) pode o Estado limitar legitimamente a liberdade dos cidadãos?; ou b) é legítima a discriminação positiva (favorecendo pessoas em situação de desvantagem, como as mulheres)? ou ainda c) numa democracia justifica-se a desobediência civil?. Os filósofos que se dedicam à filosofia da arte respondem a questões como a) é possível definir a arte? b) o que é a arte? c) por que razão preferimos os originais das obras de arte a imitações?
- Como exercício, procure na Internet outras disciplinas filosóficas e alguns dos seus problemas. Sugiro Estética; Filosofia da Religião; Filosofia do Conhecimento…
- Se quiser aprofundar os conhecimentos sobre este tema, encontra bastantes sítios na Web. Por exemplo, aqui.
- Outro exercício: tendo presente que a resolução dos problemas filosóficos não é possível nem recorrendo à observação empírica, nem à experimentação científica nem a cálculos matemáticos, identifique entre as seguintes questões aquelas que são filosóficas:
- É indispensável que uma sociedade seja justa?
- Quantas pessoas morreram por causa da gripe pneumónica, em 1918-1919?
- Devemos poder escolher as pessoas que nos governam?
- Qual a composição da água?
- O que é a arte?
- Haverá vida em outros planetas?
- Devem forçar-se os povos de todo o mundo a seguir um único conjunto de valores ou cada povo pode decidir os seus próprios?
- Qual é o sentido da vida do Homem no mundo?
- Todas as nossas ações são efeito de causas que não podemos controlar?
- Exploremos o tema:
***
- Pensando no futuro…
- Atividade proposta: o programa propõe que os alunos, ao longo do ano, elaborem um dicionário de termos filosóficos, em formato analógico ou com recurso a meios digitais (por exemplo, na plataforma Moodle).
||| O Baú tem um dicionário, que inclui termos filosóficos.
- Atividade proposta: o programa propõe que os alunos, ao longo do ano, elaborem um dicionário de termos filosóficos, em formato analógico ou com recurso a meios digitais (por exemplo, na plataforma Moodle).
E AINDA…
||| O texto a bizarria filosófica para totós apresenta um livro muito interessante para uma iniciação à filosofia: Não Descartes Estas Ideias. São analisadas mais de 40 ideias filosóficas que poderão parecer bizarras de início, mas com as quais poderemos até, depois de explicadas, concordar.
||| Aceda a todos os módulos e conhecimentos das aprendizagens essenciais. Daí acede a cada um dos módulos individualmente.
||| Pode consultar aqui o módulo inicial do programa “anterior”.