O quinto capítulo de “Clássica Mente“, o nosso podcast, apresenta três missas populares.
Aqui, populares significa que, de algum modo, transgridem o cânone das missas. Nenhuma das três tem a sonoridade musical que costumamos associar a música litúrgica. Por exemplo, na crioula do compositor argentino Ariel Ramírez ouvimos sonoridades e instrumentos originais latino-americanos, designadamente os de percussão. A missa flamenca evoca os contrastes da paisagem espanhola; baseia-se em temas andaluzes entrelaçados com elementos rítmicos da música folclórica da região (a soleá, melodias de Málaga, o estilo flamenco de Cádiz, cantes ciganos…).
Por outro lado, a letra da missa campesina, da Nicarágua, anda por terrenos nada oficialmente católicos; incorpora na mensagem cristã as causas (os ideais) da luta contra Somoza e o processo da revolução sandinista; está lá presente também o espírito do movimento chamado de Teologia da Libertação. Só para exemplificar… o Gloria deveria aclamar, canonicamente, “Glória a Deus nas alturas”: glorifica, de facto, (cito) “Jesus que é líder da verdade”; mas igualmente aqueles que denunciam sem medo a injustiça e os que sofrem a prisão e dão a vida para combater o opressor.
Onde estão as três missas populares?
Se usa um leitor de podcasts, sugiro que lhe adicione o Clássica Mente. Deste modo, os novos episódios irão aparecer-lhe lá, sem que tenha de os ir procurar. Fica, depois, com a alternativa de os ouvir online ou descarregá-los para os ouvir sem estar ligado à Internet.
O endereço RSS do Clássica Mente é: https://www.ivoox.com/pt/ptpodcast-classica-mente_fg_f11147147_filtro_1.xml
Precisando de ajuda, encontra alguma nestes artigos:
- “Clássica Mente”, um podcast do Baú: índice dos vários episódios de Clássica Mente. E indicações sobre como o adicionar ao seu leitor de podcasts preferido.
- Ouvir podcasts: exemplifico com AntennaPod, uma aplicação gratuita para Android, mas indico outras aplicações/programas.
Se ainda não usa nenhum leitor de podcasts, sugiro que pense em usar: e não é só porque os podcasts estão na moda e a produção é enorme; é também e sobretudo porque há podcasts que vale a pena seguir.
Entretanto, pode ouvir o episódio sobre as três missas populares em dois sítios diferentes (coloquei em mais do que um, não vá o diabo tecê-las e ele ser apagado em algum deles).
- Em iVoox e…
- … em Archive.org, uma organização sem fins lucrativos dedicada a recolher todos os sítios web a que se pode aceder.
||| Apetece-lhe reagir? Por favor, use a caixa dos comentários.
||| Lista de todos os episódios do podcast: aqui.