Sonata “Primavera” de Beethoven

Chegou a Primavera! Pretexto para o tema do 26º episódio de Clássica Mente: a Sonata “Primavera” de Beethoven.

Quando se associa primavera e música clássica

[o que já fiz mais do que uma vez: por exemplo, no sexto episódio de Clássica Mente a que dei o título de Primavera musical ou no artigo Chegou a Primavera]

é clássico evocar uma obra de Vivaldi: As Quatro Estações. Contudo, neste episódio do nosso podcast não é essa a minha proposta. Troco Vivaldi por Beethoven e pela sua sonata para violino e piano nº 5. Esta e a nº 9 (a nº 9 é a famosíssima Sonata Kreutzer, a que tenciono dedicar um episódio deste podcast) são as mais conhecidas das 10 sonatas para violino do compositor.

Sonata "Primavera" de Beethoven

A nº 5 é conhecida como “Sonata Primavera”; este título é posterior à morte de Beethoven, mas justifica-se bem pelo sentimento dominante na obra, cheia de alegria primaveril e de alegria de viver. No entanto, esta euforia de um Beethoven de 30 anos não deixa de pressagiar as tempestades e os combates contra o Destino presentes na obra do compositor. De facto, a sonata desperta no ouvinte a evocação do ar primaveril e do desabrochar da natureza e da claridade, num estilo que se pode associar já ao romantismo, mas transmite ao mesmo tempo sentimentos de alegria e melancolia.

Onde encontra Sonata “Primavera” de Beethoven?

Coloquei em dois sítios diferentes, não vá o diabo tecê-las e apagá-lo em algum deles.

Não precisa de ir a nenhum desses sítios, se já adicionou o Clássica Mente ao seu leitor de podcasts preferido, aonde já deve ter chegado; a partir dele, pode ouvi-lo online ou descarregá-lo para o ouvir sem estar ligado à Internet.

Se ainda não o fez e o quer adicionar, o endereço RSS do Clássica Mente é:
https://www.ivoox.com/pt/ptpodcast-classica-mente_fg_f11147147_filtro_1.xml

Necessita de ajuda para o adicionar? Encontra alguma nestes artigos:

  • “Clássica Mente”, um podcast do Baú: índice dos vários episódios de Clássica Mente. E indicações sobre como o adicionar ao seu leitor de podcasts preferido.
  • Ouvir podcasts: exemplifico com AntennaPod, uma aplicação gratuita para Android, mas indico outras aplicações/programas.

Se ainda não usa nenhum leitor de podcasts, sugiro que pense em usar: e não é só porque os podcasts estão na moda e a produção é enorme; é também e sobretudo porque há podcasts que vale a pena seguir.

Ilustração sonora deste episódio:


||| Para reagir (comentar, acrescentar algo, criticar…), por favor, use a caixa dos comentários. Obrigado.

||| Lista de todos os episódios do podcast: aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top