Porgy and Bess, uma ópera de Gershwin

O episódio nº 29 do nosso podcast Clássica Mente é dedicado a uma ópera considerada a ópera mais famosa de um compositor americano: Porgy and Bess, do compositor estadunidense George Gershwin. Inclui canções famosas como Summertime, entre outras a que se faz referência ao longo do episódio e que ganharam vida própria e são executadas isoladamente tanto no repertório jazzístico quanto no orquestral.

…uma ópera marcada pela controvérsia desde a sua apresentação. Os brancos não gostaram de uma ópera que trata de assuntos de negros. Do outro lado, os negros acharam que era uma obra racista.

Ópera "Porgy and Bess" de Gershwin

Onde encontra Porgy and Bess, uma ópera de Gershwin?

Coloquei em dois sítios diferentes, não vá o diabo tecê-las e apagá-lo em algum deles.

Não precisa de ir a nenhum desses sítios, se já adicionou o Clássica Mente ao seu leitor de podcasts preferido, aonde já deve ter chegado; a partir dele, pode ouvi-lo online ou descarregá-lo para o ouvir sem estar ligado à Internet.

Se ainda não o fez e o quer adicionar, o endereço RSS do Clássica Mente é:
https://www.ivoox.com/pt/ptpodcast-classica-mente_fg_f11147147_filtro_1.xml

Necessita de ajuda para o adicionar? Encontra alguma nestes artigos:

  • “Clássica Mente”, um podcast do Baú: índice dos vários episódios de Clássica Mente. E indicações sobre como o adicionar ao seu leitor de podcasts preferido.
  • Ouvir podcasts: exemplifico com AntennaPod, uma aplicação gratuita para Android, mas indico outras aplicações/programas.

Se ainda não usa nenhum leitor de podcasts, sugiro que pense em usar: e não é só porque os podcasts estão na moda e a produção é enorme; é também e sobretudo porque há podcasts que vale a pena seguir.

Ilustração sonora deste episódio:


||| Para reagir (comentar, acrescentar algo, criticar…), por favor, use a caixa dos comentários. Obrigado.

||| Lista de todos os episódios do podcast: aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top