Cabeçalho ao estilo de dicionário?!
O que se pretende?
Às vezes está a ler (em publicação impressa, na web…), dá com uma passagem interessante que gostaria de registar. Ou encontra uma palavra que desconhece, procura o seu significado e tem vontade de guardar o que pesquisou. Ou surge-lhe uma ideia interessante sobre um assunto e acharia bem juntá-la a outras…
Estas situações e outras semelhantes sugerem a criação de caderno/livro de apontamentos, devidamente organizado. Pode ser em papel ou em ficheiro digital. Optaremos, aqui, pelo segundo, que tem uma grande vantagem: como se verá a seguir, é possível manejá-lo/alterá-lo mais facilmente.
Especificando…
- “Cabeçalho ao estilo de dicionário”?!
Isso mesmo. Criar-se-á, com o Word, um ficheiro onde se possa ir construindo um dicionário ou um caderno de notas pessoal, com um aspeto semelhante ao dos dicionários ou enciclopédias — designadamente no cabeçalho, que, em cada página, incluirá a primeira e última entrada (palavra definida ou tema da nota…) [ver imagem 1];
[imagem 1. Copiada daqui]
- esse cabeçalho será criado automaticamente: à medida que formos criando ou alterando o dicionário, o Word vai atualizando o cabeçalho, colocando nele, automaticamente, a primeira e a última entrada de cada página;
- o número da página poderá ser colocado (automaticamente) no rodapé da página — ou, no cabeçalho, entre as duas entradas.
Cabeçalho ao estilo de dicionário… como fazer
- Crie um documento novo (sabe como se faz isso, não?)
- Por questões de economia de espaço, eu opto por um documento com duas colunas. Decida quantas prefere (também sabe como isso se faz, não?).
- Criado o novo documento, há duas coisas principais a fazer: criar um estilo de texto para a palavra a definir e outro para o resto da entrada; automatizar o cabeçalho, para que copie o primeiro e o último lexema da página.
Formatar as entradas
nb: o conceito de lexema é necessário à compreensão do que se segue. Imagine, como exemplo e numa enciclopédia, a definição de filosofia; em princípio, será composta por duas partes: a palavra a definir (no caso, filosofia) e a própria definição. À palavra a definir, chamaremos lexema. O significado deste conceito está explicado muito bem, aqui.
- Teremos que criar dois estilos diferentes: um para o lexema e outro, para o resto da entrada. Chamaremos lexema ao primeiro; e resto, para as definições e detalhes (obviamente, poderá escolher outros nomes).
- Se precisar de ajuda para o efeito, pode encontrar ajuda (da Microsoft), aqui.
- Nb: os dois estilos podem ser iguais, se preferir; têm é que ter nomes diferentes.
Automatizar o cabeçalho…
…para procurar automaticamente a primeira e a última entrada da página.
[imagem 2]
- Inserir cabeçalho: com duplo clique na área do cabeçalho, abrir as ferramentas de cabeçalho (para ativar a edição do cabeçalho).
- No cabeçalho, inserir uma tabela [menu Inserir > Tabela] com uma linha e duas colunas (se preferir colocar o número da página no meio do cabeçalho, entre os dois lexemas, escolha três colunas): as duas colunas permitem alinhar o primeiro lexema à esquerda e o segundo, à direita.
- Dos limites da tabela, coloquei apenas uma linha (na parte inferior), para separar visivelmente o cabeçalho do resto da página; é uma questão estética, pelo que poderá optar pelo enquadramento que lhe parecer melhor.
- Colocar o cursor na célula esquerda da tabela e escolher o alinhamento à esquerda (talvez esteja já escolhido, como padrão).
- Na barra de ferramentas do Word, clique em Inserir > Explorar Peças rápidas > Campo (ver imagem 2: as “peças rápidas” está assinalado a azul). Quando a janela aparecer, na lista à esquerda selecionar StyleRef. Na nova lista que aparece no meio, selecionar Lexema (ou o estilo que escolheu para os lexemas).
- Clicar em OK. Havendo alguma entrada, o Word mostrará no cabeçalho o lexema da primeira entrada.
- Colocar agora o cursor na célula direita da tabela e escolher o alinhamento à direita.
- Na barra de ferramentas do Word, clicar em Inserir > Explorar Peças rápidas > Campo (como anteriormente). Quando a janela aparecer, na lista à esquerda selecionar StyleRef. Na nova lista que aparece no meio, selecionar Lexema (escolha o estilo dos lexemas, se optou por outro nome). Na caixa Opções de campos (à direita), ativar Procurar a partir do fim da página até ao princípio… e, com isto, o Word procura a última entrada na página.
- Clicar em OK.
- …e a coisa está pronta a funcionar.
Em funcionamento…
Vamos experimentar o nosso cabeçalho ao estilo de dicionário?
- Introduzir uma nova entrada. Tendo falta de inspiração, sugiro que seja sobre lexemas. Algo assim:
Lexema
Uma boa explicação deste conceito encontra-se aqui: http://radames.manosso.nom.br/linguagem/gramatica/morfologia/lexema/
- Importante! coloque o lexema num parágrafo e o resto da entrada, em parágrafo(s) distinto(s). Se colocar tudo num único parágrafo, no cabeçalho será copiada a entrada completa.
- Pela mesma razão, atribua ao lexema e ao resto da entrada os respetivos estilos, antes criados. No meu caso, seria:
Lexema [estilo “lexema”]
Uma boa explicação deste conceito encontra-se aqui: http://radames.manosso.nom.br/linguagem/gramatica/morfologia/lexema/ [estilo “resto”] - …e aí temos um cabeçalho ao estilo de dicionário, com o primeiro lexema da página. Se não é assim, reveja tudo o que fez; algo não terá corrido bem.
Notas finais
- O aspeto (os elementos) da página pode, evidentemente, ser personalizado. Depois de ver como se faz, faça… ao seu gosto. É o caso do rodapé, com o número da página: se gostar mais de o ver no cabeçalho, insira uma coluna com três células, como ficou dito antes, com o alinhamento ao centro na célula central; siga os procedimentos que usou para colocar os lexemas no cabeçalho, mas, em lugar de StyleRef, selecione Page. Precisando de ajuda, explica-se aqui como utilizar as Peças Rápidas para adicionar números de página a um cabeçalho ou rodapé existente.
- Além dos dois estilos referidos (para o lexema e para o resto da entrada), pode criar outros que se justifiquem. Por exemplo, se for habitual colocar nas entradas a etimologia da palavra, poderá fazer sentido criar um estilo próprio.
- Nota dispensável, certamente: quando introduzir uma nova entrada (novo lexema), havendo já outras, tenha em conta a ordem alfabética. Se tiver as entradas Lexema e Paroxítona e acrescentar Paradoxo, esta última será colocada entre as duas anteriores. 😉
- Tratando-se de um livro com vários capítulos, pode usar estes procedimentos para que o título do capítulo apareça automaticamente no cabeçalho.
- Uso este modelo de cabeçalho ao estilo de dicionário para tomar notas de coisas interessantes que encontro por aí (nas redes sociais, nos sítios da web, em conversas com amigos…).
- Na redação deste texto, fui ajudado por esta página.
- Outras abordagens deste tema: aqui ou aqui.