Tenho um amigo que, um tanto brincalhonamente, resume todas as regras da segurança informática em três: primeira, fazer cópias; segunda, fazer cópias; terceira, fazer cópias. No caso do Raspberry Pi (futuramente designado por RPi), a cópia do cartão onde está o sistema operativo, configurações, instalações e eventualmente os dados é sumamente importante. Até pela fragilidade dos cartões sd…
Como fazer cópia do cartão do RPi
Esta página explica (em inglês) como clonar o cartão SD do RPi em Windows, Linux e macOS. Como uso Linux, ignorarei os outros dois sistemas operativos. O processo é simples:
- Inserir o cartão SD do RPi no computador através de um leitor de cartão integrado ou USB.
- Abrir uma janela do terminal (ctrl+alt+T) e digitar o comando sudo fdisk -l. Este comando listará o sistema de arquivos presente no sistema.
- Na lista obtida com o comando anterior, pesquisar o nome da unidade do cartão SD inserido. No meu exemplo é sdb (como é de 32GB, é fácil identificá-lo; o armazenamento real num dispositivo é sempre um pouco menor do que o anunciado). Anotar o nome.
- Em Ubuntu, a ferramenta Discos também dá essa informação:
O comando dd
- Usar o comando dd (“data duplicator”) para salvar a imagem no disco rígido (ou noutro sítio).
- Nota importante : É preciso verificar bem os parâmetros do comando antes de o executar; parâmetros errados podem destruir dados.
- A sintaxe básica do comando (explicada aqui) é dd if=arquivo_de_entrada of=arquivo_de_saida : ‘if’ significa o arquivo de entrada (a ser clonado) e ‘of’, o arquivo de saída.
- Seja o exemplo do comando sudo dd if=/dev/sdb of=~/raspbian_backup.img: “/dev/sdb” indica o nome do cartão SD a ser copiado (do meu! substitua pelo seu!); é copiado para o ficheiro de imagem “raspbian_backup.img”, na pasta “home”.
- Enquanto decorre o processo de cópia (que, dependendo do tamanho do mesmo, leva algum tempo), não aparece nenhuma informação. No final, aparecerá uma mensagem deste género:
Já agora…
- Esta página explica como fazer cópia do cartão usando a ferramenta do RPi SD Card Copier (em Acessórios/SD Copier).
- E se, num processo inverso, quiser recuperar a imagem gravada? Procure nesta página, já referida, como o fazer.
- O alcance do comando dd é muito mais amplo do que o apresentado neste artigo. Pretendo apenas fazer cópia do cartão e do modo mais básico.
- Índice de outros artigos sobre o Raspberry Pi.